No primeiro semestre de 2016, a Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) contabilizou 372 Núcleos Municipais de Mobilização Social ativos.

Somente em de junho de 2016 foram contabilizadas 380 ações de mobilização social, realizadas pela SES-MG, por meio dos núcleos municipais. Foram desenvolvidas atividades de cunho mobilizador, além das reuniões com diversos segmentos da sociedade para fortalecer ações de prevenção e promoção da saúde, tais como contação de histórias em escolas; palestras educativas em empresas, unidades de saúde e também em instituições de ensino; blitzes educativas; mutirões de limpeza; rodas de conversa e distribuição de material informativo.

Também no mês de junho foram identificados 11 Núcleos Municipais de Mobilização Social em Saúde. Os municípios de Capelinha, José Gonçalves de Minas, Chapada do Norte, Congonhas do Norte (Diamantina), Brasília de Minas (Januária), Chiador (Juiz de Fora), Claro dos Poções, Francisco Sá, Fruta do Leite, Riacho dos Machados e Taiobeiras (Montes Claros) passaram a relatar ações de mobilização social.

Atualmente a SES-MG conta com 670 Núcleos Municipais de Mobilização Social identificados.

Núcleos Municipais de Mobilização Social no Estado de Minas Gerais junho 2016

Por Fernanda Rosa