Neste domingo (15/05) é celebrado o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que esse tipo de infecção atinja 14% dos pacientes internados no país e que cerca de 70% dos casos possam ser evitados com uma medida simples: higienizar corretamente as mãos.

A Coordenadora de Investigação e Prevenção das Infecções e Eventos Adversos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Nádia Aparecida Campos Dutra, esclarece que, atualmente, o termo infecção hospitalar tem sido substituído por Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS). O objetivo da mudança é “abranger não só a infecção adquirida no hospital, mas também aquela relacionada a procedimentos feitos em ambulatório, durante cuidados domiciliares e à infecção ocupacional adquirida por profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros)”, explica a coordenadora.

» Clique aqui e confira uma entrevista no Blog da Saúde MG sobre prevenção a infecção hospitalar.

Crédito: André Brant

Além de higienizar as mãos

Para evitar infecções relacionadas à assistência à saúde, Nádia Aparecida Campos Dutra, explica alguns cuidados que devem ser tomados por familiares ou visitantes, além de sempre higienizar as mãos antes e depois de visitar o paciente. “É preciso observar se há placas com orientações de precauções fixadas nas portas dos quartos, devendo procurar o profissional de enfermagem para auxiliá-lo nos cuidados antes de entrar no quarto. É recomendado também não sentar no leito do paciente e nem em leito vazio e evitar levar flores para o paciente porque podem trazer fungos com risco de inalação pelo paciente”, afirma Nádia Aparecida Campos Dutra.

Já os hospitais devem ter uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar que é responsável pela vigilância, controle e prevenção das infecções. Além disso, é obrigatória a instalação de pias para higienização das mãos, bem como dispensadores com álcool gel em todos os serviços de saúde em locais de atendimento ao paciente.

Ações da SES-MG para o controle da Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Os profissionais de saúde também precisam estar atentos aos cuidados que devem ser tomados com o objetivo de evitar e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde. Dessa forma, a SES-MG realiza capacitações voltadas para a equipe de Vigilância Sanitária das Unidades Regionais de Saúde para que durante as inspeções sejam avaliadas as medidas adotadas e o seu cumprimento pelos serviços de saúde, bem como o monitoramento mensal das infecções em Unidades de Terapia Intensiva e clínica cirúrgica, onde os pacientes estão mais expostos ao risco de infecção devido à condição clínica e variedade de procedimentos invasivos realizados.

 

Por Fernanda Rosa