A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começa a veicular nesta segunda-feira (25/04) a campanha de vacinação contra a gripe.  Tendo como inspiração os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecem neste ano no país, o seguinte slogan será trabalhado: “Contra gripe a vacina é campeã”,  a ideia evidenciar que a vacinação é importante para uma vida saudável. A campanha  de vacinação tem o objetivo de incentivar os grupos prioritários a comparecerem aos postos de saúde e receberem a vacina. A campanha segue até o dia 20 de maio, com o total de 5.278.400 milhões de doses da vacina, que estão disponíveis em todos os municípios mineiros.

» Clique aqui e saiba mais sobre o Dia D de Vacinação contra a Gripe

Para mobilizar a população, a campanha será veiculada em ônibus, TV, internet, rádios da capital e do interior do estado, além de carros de som e envio de mensagem gravada de voz para telefones fixos e celulares nas cidades prioritárias que não possuem emissora de rádio. Também serão distribuídos 30 mil cartazes informativos da campanha. Na internet, o site www.saude.mg.gov.br/gripe foi criado especialmente para o cidadão consultar informações sobre a vacinação, a doença e as principais formas de prevenção. A campanha também será feita nas redes sociais da SES-MG.

Fazem parte do grupo prioritário da campanha e devem ser vacinadas as gestantes, idosos (acima de 60 anos), mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além de pessoas com doenças crônicas, como diabetes, asma, bronquite e hipertensão. Em Minas Gerais, este grupo corresponde a 4.933.081 milhões de pessoas, que poderão receber a vacina nas mais de 3.854 salas de vacinação disponíveis, além dos postos volantes montados especialmente para a campanha pelas Secretarias Municipais de Saúde.

De acordo com a referência técnica em influenza da SES-MG, Luciene Rocha, a vacina é segura, sendo a maneira mais eficaz de evitar complicações e internações causadas pela gripe. “A vacina usada na campanha contra a gripe é segura e bem tolerada. Em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Além disso, as pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos, substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos, podem apresentar mal-estar ou febre. Todas estas ocorrências tendem a desaparecer em 48 horas”, explica. A vacina só não deve ser administrada em pessoas com alergia grave a ovo de galinha e seus derivados, ou pessoas com história de reação alérgica em doses anteriores.

Mesmo quem não faz parte do grupo prioritário da campanha de vacinação pode se prevenir da gripe. Entre as medidas de prevenção que devem ser adotadas por toda a população estão hábitos simples como lavar as mãos com água e sabão frequentemente, utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos), evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

Por Jéssica Gomes