Após testes em cidades paranaenses, em parte do Mato Grosso do Sul e no município do Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde elegeu Minas Gerais para ser o quarto estado a implantar, ainda em fase de teste, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que migra da plataforma desktop (versão 2009) para a plataforma web (versão 2015).

Crédito: Lilian Cunha

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) escolheu, tecnicamente, Uberlândia e Douradoquara, municípios do Triângulo Mineiro, para serem pilotos da nova plataforma do SI-PNI. “Uberlândia é uma cidade de médio porte, está com dificuldade para atualizar diariamente o sistema e tem internet em todas as salas de vacinas. Já Douradoquara tem apenas uma sala de vacina, mas está estruturada para operar o novo sistema. Assim, estaremos analisando municípios de dimensões distintas”, justificou Ronan Ribeiro, suporte da Coordenação de Imunização da SES-MG.

Com o objetivo de capacitar os técnicos municipais do sistema de dados da imunização, Ronan Ribeiro esteve em Uberlândia nos dias 12 e 13 de abril. Não há mudanças significativas no sistema, e sim na forma de transmissão dos dados. A plataforma desktop requer a atualização dos computadores das salas de vacina de maneira manual, e os dados não são transmitidos em tempo real. Já com o sistema web o cadastro do usuário é feito de forma online, com as respectivas doses vacinais aplicadas. “Hoje é muito comum, principalmente o adulto, perder o cartão de vacinação e consequentemente ele fica sem o histórico de vacinas. Com o SI-PNI web, em qualquer lugar do Brasil, será possível acessar o histórico vacinal da pessoa”, explicou Ronan.

A cidade de Uberlândia atualmente conta com 71 salas de vacina e seis maternidades. Para a coordenadora municipal de imunização, Ângela Maria de Menezes Barros, será um desafio, mas a nova tecnologia estava sendo esperada. “O segundo dia do treinamento consiste no cadastro de pacientes em cinco unidades: no Hospital e Maternidade Dr. Odelmo Leão Carneiro, nas três salas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, no Ambulatório do Jaraguá, na Unidade Básica de Saúde da Família do Luizonte e no Centro Administrativo. Assim, nesta semana já estaremos inserindo as informações no SI-PNI web”, afirmou Ângela.

A Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia terá um papel importante neste processo. “Vamos monitorar juntamente com as Secretarias Municipais de Saúde de Uberlândia e Douradoquara o fluxo da operacionalização do sistema e o impacto para a melhoria da Vigilância Epidemiológica”, disse Jairo Rodrigues Andrade, técnico do sistema de informação da SRS Uberlândia.

O que é SI-PNI

O SI-PNI é um sistema que possibilita aos gestores municipais, estaduais e federais avaliarem os riscos de surtos ou epidemias, a partir de alguns dados, como: registro de vacinas aplicadas, número de pessoas imunizadas, que são agregados por faixa etária, período de tempo e área geográfica O sistema possibilita também o controle do estoque de imunobiológicos para que os administradores possam programar sua aquisição e distribuição.

Por Lilian Cunha