Em todo o Brasil, enquanto diversas ações aconteciam simultaneamente durante o Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes Aegypti, no último sábado, 13/02, moradores do Bairro Copacabana em Patos de Minas realizaram uma grande mobilização. O trabalho começou bem cedo, moradores e agentes de endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue saíram em um mutirão percorrendo as ruas do bairro, onde foram encontrados vários materiais que poderiam servir de criadouro para o Aedes Aegypti.
Crédito: Cassia Rodrigues

Alegria e diversão não faltaram durante o evento, o cantor Marcelo Henrique garantiu a animação em um pequeno palco que serviu como ponto de apoio. Durante toda a manhã resultados foram sendo apresentados, sofás, uma geladeira e diversos outros matérias que poderiam servir como criadouros do mosquito, foram recolhidos.

A ideia da mobilização surgiu em uma reunião do Comitê Regional da Dengue Chikungunya e Zika-V, que acontecem todas segundas- feiras na Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas.  A Coordenadora do Núcleo de Regulação da SRS Patos de Minas, Cassia Silene Rodrigues Bomtempo e a Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da SRS Patos de Minas, Adriana Lúcia da Silva são moradoras do bairro Copacabana e fazem parte do Comitê Regional. Cássia e Adriana juntamente com o presidente da Associação de Moradores do bairro Copacabana, Itamar Fernandes e outros moradores do Bairro, participaram de uma reunião do Comitê onde apresentaram muito entusiasmo para colocar o projeto em ação. Daí em diante começaram a buscar parceiros e estrutura para viabilizar o projeto que iniciou com a Mobilização que aconteceu no último Sábado com muito sucesso.

O projeto do Bairro Copacabana vai além da Mobilização do último sábado. Através de um grupo no Whatsapp será repassado um informe epidemiológico com os casos de Dengue para alertar a população. Outro ponto de extrema importância do projeto seria o check list onde a população devera tirar 10 minutos semanais para eliminar os possíveis criadouros de suas residências. Por meio de parceria com o município vizinho Lagoa Formosa, o projeto conseguiu a doação de sementes de Crotalaria, planta que vem sendo aliada na luta contra o Aedes Aegypti, a semente pode ser facilmente plantada e logo floresce e atrai a libélula que se alimenta do mosquito transmissor da Dengue.  A estratégia seria a distribuição destas sementes para a população e também o plantio em algumas áreas críticas do bairro.  

O evento foi muito elogiado pela população Patense e segundo os organizadores o projeto tem o objetivo de ser uma sementinha para a eliminação do Aedes Aegypti na cidade.

Por Guilherme Camargos