Durante o ano de 2015, o Núcleo Central de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contabilizou, mês a mês, o quantitativo das ações realizadas pelos Núcleos Municipais de Mobilização Social, por meio dos relatórios recebidos. Em dezembro, 185 ações de mobilização social foram realizadas pelos Núcleos Municipais, sendo 171 referentes ao Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue e 14 ações referentes ao Programa Viva Vida.

» Clique aqui e confira mais ações de Mobilização Social no Blog da Saúde MG

Realizadas sempre no intuito de cativar as pessoas e envolve-las de fato nas ações de promoção e prevenção à saúde desenvolvidas, essas ações se transformam em oportunidade de aprendizado aos envolvidos, ainda que simples. É o caso, por exemplo, das atividades que o Núcleo Municipal de Mobilização Social do município de Carmo da Mata, pertencente à Regional de Saúde de Divinópolis, promoveu na Escola Municipal Padre Galdino Ferreira Diniz, em parceria com o Jornal A Tribuna.

Em dezembro de 2015, as referências em Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde de Carmo da Mata proferiram uma série de palestras para os alunos da Escola sobre as doenças que o Aedes aegypti transmite e os locais em que os agentes de endemias encontram a maior parte dos focos do mosquito. Em seguida, diretores e professores organizaram um concurso de desenhos entre os alunos para que eles ilustrassem não só os locais de focos informados nas palestras, como também as maneiras de eliminar o mosquito, cativando a todos os alunos. Dessa forma, buscou-se promover instrução sobre o tema por meio de divertimento, facilitando a aprendizagem.

Também no mês de dezembro, outros sete núcleos municipais foram criados nas cidades de Jampruca, Mantena e Sobrália, da Regional de Saúde de Governador Valadares; Liberdade e Santana do Deserto, da Regional de Saúde de Juiz de Fora, e ainda Nanuque e Nova Módica, da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, que passaram a relatar ações específicas para sensibilizar a sociedade no combate ao vetor da Dengue, Chikungunya e Zika, e para a redução da mortalidade materna e infantil.

Balanço 2015

Além do controle mensal, um balanço anual também foi realizado pelo Núcleo Central de Mobilização Social que apontou números significativos, resultantes dos esforços e trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Central, pelos Núcleos Regionais e pelos Municipais, que juntos formam a Rede Estadual de Mobilização Social.

O levantamento citado acima revelou um total de 2.333 ações, sendo 1.984 relativas ao controle do mosquito Aedes aegypti e às doenças que ele transmite, e outras 349 ações referentes ao programa de redução da mortalidade materna e infantil.

Frutal mobilizacao dengue 2015 foto6

"O balanço anual apresentado ratifica a importância e o dinamismo da Rede Estadual de Mobilização Social que, por intermédio das suas ações contínuas, além de levar informações qualificadas sobre prevenção e promoção da saúde, envolve, de fato, todos os segmentos da sociedade, num sentimento de corresponsabilidade", sintetizou Joney Fonseca Vieira, coordenador do Núcleo Central desde 2007, quando esse foi implantado na SES-MG.

Em 2015, a Rede Estadual de Mobilização Social identificou 71 novos Núcleos Municipais de Mobilização Social, que agora contam com 637 núcleos, realizadores de ações em prol da saúde pública.

Por Ana Rita Fernandes