A prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus é um dos principais objetivos da Rede Estadual de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Para alcançar essa meta, as equipes municipais, regionais e do Núcleo Central fazem um trabalho contínuo de mobilização social, realizando as mais diversas ações e parcerias, com o intuito de envolver todos os segmentos da sociedade e cultivar um novo hábito junto à população: impedir que o Aedes aegypti nasça; essa é a forma mais eficaz para barrar o avanço das três doenças transmitidas pelo mosquito vetor.

Com mais de 670 parceiros, todos muito importantes para a sociedade, pois ajudam a circular várias informações para a saúde pública de Minas, em novembro de 2015, o Núcleo Central de Mobilização Social da SES-MG fechou mais uma parceria e passou a contar com a Casa Sol – uma empresa mineira de embalagens de papel para panificação. A empresa imprimiu, no verso de 400 mil unidades da embalagem que produz o mote da Campanha contra a Dengue, desenvolvida pela SES-MG, que apresenta uma lista de locais passíveis de se transformarem em criadouros do mosquito Aedes aegypti e lembra que, em apenas 10 minutos por semana, qualquer pessoa pode eliminar esse risco de contrair as doenças transmitidas pelo vetor.

Crédito: Wander Veroni Maia.

Marco Antônio de Oliveira, gerente comercial, conta que a empresa atua no mercado há mais de 32 anos e atende padarias e estabelecimentos que comercializam pães em toda Minas Gerais e território brasileiro. “Somos os criadores das embalagens “eu amo pão”, disse”. Da Capital, Região Metropolitana e alguns municípios do interior do Estado, mais de 100 estabelecimentos já compraram a “embalagem com prevenção da dengue, chikungunya e zika”, que está sendo veiculada desde o dia 22 de dezembro. “Acreditamos que nossos produtos são excelentes meios de comunicação e com eles podemos, além de encantar e divertir com nossas publicações, prestar serviço para a sociedade informando e divulgando saúde pública, como o engajamento contra a dengue, Chikungunya e Zica, por exemplo”, orgulhou-se.

Com a função de buscar parcerias dentro do Núcleo de Mobilização Social do Nível Central, a mobilizadora, Vanessa Viana, comemorou a aliança firmada com a Casa Sol. “Diariamente, milhares de pessoas estarão levando para casa o habitual pãozinho, embalado com alertas e informações sobre a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito vetor”, comentou.

Por Ana Rita Fernandes