Neste sábado (19/12), data em que o município de Araxá completa 150 anos, a população tem mais um motivo para comemorar. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, e o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, estiveram na cidade para a entrega de 117 veículos a 80 municípios da região e também anunciaram investimentos que irão beneficiar entidades como a Santa Casa de Araxá e a Casa do Caminho, também em Araxá. Entre os anúncios, está a inauguração de 10 leitos de UTI adulto na Santa Casa de Araxá, além do repasse de recursos financeiros para reforço de custeio das instituições de saúde.

Crédito: Marcus Ferreira.

“A entrega dos veículos e o anúncio dos recursos marcam uma mudança de postura do governo do estado e da Secretaria de Estado de Saúde, que vem cumprindo os compromissos firmados com as prefeituras, atendendo às necessidades e reivindicações da população. Apesar de 2015 ter sido um ano difícil, nós o atravessamos com sucesso, o que nos dá a certeza de que 2016 será um ano bem melhor”, afirmou o secretário Fausto Pereira dos Santos.

» Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

Esta foi a segunda etapa do Programa de Doação de Veículos para Atenção à Saúde. A primeira foi na última quarta-feira, em Montes Claros. Outras etapas ainda estão previstas para o primeiro semestre de 2016. Os veículos são vans e carros de passeio que irão contribuir para a manutenção do atendimento de saúde à população de referência, provendo os serviços assistenciais em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Investimentos na saúde pública

Na ocasião, o secretário de Estado de Saúde anunciou importantes investimentos para duas instituições de saúde do município de Araxá: a Santa Casa e a Casa do Caminho. A Santa Casa de Araxá receberá R$ 193.393,89 de recursos para custeio, em parcela única, provindos de saldo de blocos de financiamento.

Além disso, a partir de fevereiro de 2016, o contrato firmado entre a instituição e a SES-MG terá seu valor incrementado em R$ 70 mil, passando a ser de R$ 480 mil mensal. Por fim, o secretário anunciou a inauguração de 10 leitos de UTI para adultos no novo pavimento da Santa Casa. A nova ala segue em construção, mediante convênio celebrado com o Estado, e prevê a entrega de 20 leitos no total.

Crédito: Marcus Ferreira.

Ainda no município, a Casa do Caminho também será beneficiada com recursos financeiros emergenciais. A instituição receberá R$ 590.447,95, em parcela única, provenientes de saldo de blocos de financeiros. O prefeito de Araxá, Aracely de Paula, reforçou o discurso do secretário de Estado de Saúde, de que todos estão passando por uma fase de transição e enfatizou que essa transição é o prenúncio de grandes modificações.

“Gostaria de agradecer o comprometimento do Governo e da Secretaria de Estado de Saúde e dizer que as entregas dos veículos e anúncios feitos hoje vêm em boa hora. As instituições de saúde que receberão os recursos extras são referência no município e, com isso, a população será a grande beneficiada”, completa.

Medalha Calmon Barreto

A cerimônia também foi marcada pela entrega da Medalha Calmon Barreto, que já faz parte do calendário oficial das comemorações de aniversário do município. Criada pela lei 13.371, de 30 de novembro de 1999, a condecoração é concedida a pessoas físicas e jurídicas que tenham se dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais e turísticas de Minas Gerais. As medalhas foram entregues pelo secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, que aproveitou a ocasião para reforçar a relevância do pintor e escultor Calmon Barreto para todo o estado e da grande contribuição que não só o artista, como toda a cidade de Araxá possui no cenário cultural.

Por Ana Paula Brum