Foi inaugurada neste sábado (12/12), em Belo Horizonte, a primeira fase das obras do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, que atenderá toda população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Conhecida como Hospital do Barreiro, a Unidade de Saúde contou com investimento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no valor de R$ 45.646.336,61. 

Já para o custeio dos serviços prestados pelo hospital, a SES-MG fará um repasse mensal no valor de R$ 2,5 milhões. A estimativa é que mais de cinco milhões de pessoas sejam beneficiadas com a obra, incluindo pacientes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Clique aqui e confira a galeria de fotos da solenidade.

Crédito: Marcus Ferreira.

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, os atendimentos prestados pelo Hospital do Barreiro serão custeados numa parceria entre o município de Belo Horizonte, SES-MG e Ministério da Saúde. “Numa parceria entre a Prefeitura, o Estado e o Ministério da Saúde, vamos ter a ativação plena dessa unidade tão importante para o vetor sul da capital. Estamos avançando e dando um passo muito significativo na estruturação dos serviços de saúde prestados para toda a Região Metropolitana. Minas Gerais tem cumprido um papel de vanguarda no modelo de gestão do SUS, garantindo o acesso da população aos serviços de saúde”, afirma.   

A previsão é que a obra contribua com a desconcentração dos atendimentos de alta complexidade clínica e cirúrgica na região sul de Belo Horizonte. Devido ao grande porte, complexidade e multiplicidade de serviços, o Hospital do Barreiro iniciará o atendimento em dezembro de 2015, atingindo pleno funcionamento em dezembro de 2016. Nesta primeira fase, será prestado atendimento de urgência e emergência, com assistência ambulatorial e hospitalar 24 horas por dia. A estimativa é que também sejam prestados mensalmente 200 atendimentos médicos especializados e 600 atendimentos na especialidade de ortopedia, além de 700 exames de raio X e 250 ultrassonografias realizadas por mês. 

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, lembrou da importância da participação do Estado e do Ministério da Saúde no custeio dos atendimentos prestados pelo hospital. “O SUS é uma administração tripartite e o equipamento é muito importante, mas para mantê-lo operando por anos a fio vamos precisar da cooperação de todos”, explica.  

Já o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, destacou a importância do modelo de gestão do hospital, que prestará todos os atendimentos por meio do SUS. “Minas Gerais e Belo Horizonte estão fazendo parte de um modelo de gestão moderno e contemporâneo. O Hospital do Barreiro é 100% SUS, é uma conquista da população”, afirma.

Crédito: Marcus Ferreira.

Quando estiver funcionando em sua total capacidade, o hospital contará com 449 leitos, incluindo 80 de UTI adulto, 160 cirúrgicos e outros 39 destinados ao Pronto Socorro. Entre as especialidades médicas prestadas estarão ortopedia, traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia e neurologia, além da oferta de consultas eletivas e exames. O hospital contará ainda com estrutura física para atividades de ensino e pesquisa, tomógrafos, aparelhos de ultrassom, salas de endoscopia e colonoscopia. 

O Hospital do Barreiro está localizado próximo às principais vias de acesso da região do Barreiro, facilitando o fluxo de pacientes e profissionais. A expectativa é que a obra ajude a suprir a demanda por leitos cirúrgicos, clínicos e de CTI, além de serviços especializados em trauma e urgência neurológica.    

 

Por Jéssica Gomes