Foi realizado nos dias 26 e 27 de novembro, na cidade de Alfenas, Seminário Regional para Controle da Dengue, Chikungunya e Zica vírus. Participaram do encontro profissionais de saúde dos municípios que pertencem à Superintendência Regional de Saúde de Alfenas. Ao todo, 29 representantes municipais estiveram presentes, entre profissionais de Controle Vetorial, Assistência à Saúde, Vigilância em Saúde e Mobilização Social.

Fernando Campos, assessor da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), reforçou a importância do Plano de Contingência, afirmando que este deve ser planejado de forma a atender as necessidades do município nos momentos de contingência.

Foto: Marivalda Cezário

Os técnicos municipais, em conjunto com os membros do Comitê Regional participaram de oficinas, com discussões sobre os quatro eixos temáticos do seminário, discutindo e propondo ações inovadoras para os municípios.

A enfermeira Rousemeire Soares, que trabalha em Carmo do Rio Claro, apresentou como o município conseguiu sair de uma situação de epidemia, concretizando uma parceria com a Promotoria Pública e população. A enfermeira também ressaltou em sua apresentação a importância do seminário não só como possibilidade de conhecimento, mas também como meio de avaliar o desempenho dos municípios.

Por Marivalda Cezário