Nos dias 26/11 e 27/11, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena e Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João Del Rei, promoveu, em Carandaí, o Seminário Regional para Diretrizes do Programa Estadual e Controle da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus para representantes dos 51 municípios da macrorregião Centro-Sul.

Crédito: Priscila Rezende

A SES-MG promoveu estes seminários em todas as regiões do estado com o objetivo de implantar as diretrizes estaduais para controle da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus nos municípios de Minas Gerais e para que os mesmos implementem seus Planos Municipais de Contingência para 2016.

Em relação aos objetivos do evento, o Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Rodrigo Said, afirmou: “É muito importante esse momento em que a Secretaria de Estado de Saúde se reúne com os municípios e as regionais para que tenhamos uma discussão produtiva e também para alertar nossa preocupação em relação ao cenário epidemiológico do estado de Minas Gerais. Nos últimos anos, nós temos convivido com sucessivas epidemias de dengue em diferentes regiões do estado, e cada vez mais tem havido uma expansão do número de doentes e de municípios acometidos pela dengue. Temos grandes desafios pela frente, então esse é um momento importante, uma ação preparatória para o período de alta transmissão, e temos por objetivo, nesse seminário, a apresentação das novas diretrizes do Programa Estadual de Controle da Dengue, e um momento para nós rediscutirmos as ações das contingências tanto do estado como dos municípios. E toda a ação que temos em relação ao combate e controle da Dengue também são ações complementares em relação ao combate do Chikungunya e Zika Vírus”.

“Embora os dados demonstrem que ainda temos uma situação epidemiológica mais favorável, em relação às outras regiões do estado, temos uma grande preocupação em relação ao crescimento constante da doença e se nós não cuidarmos de combater, nós vamos entrar numa situação igual ou, quem sabe, pior que as outras regiões. E agora a Zika também tem sido motivo de grande preocupação. Então temos que cuidar para evitar o aumento de casos e mobilizar a população para que todos façam sua parte no combate aos mosquitos transmissores destes vírus”, afirmou o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal.

O seminário contou com apresentações do cenário epidemiológico da região e formação de grupos para oficinas de discussão sobre os eixos temáticos envolvidos pela Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, que são os de Vigilância, Assistência, Controle de Vetor e Mobilização Social. Experiências exitosas de mobilização dos municípios de Conselheiro Lafaiete e Santa Cruz de Minas e peça de teatro sobre a dengue também foram apresentadas na ocasião.

Por Priscila Resende