A Praça Sete, cartão postal de Belo Horizonte, foi palco de uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), em prol da Saúde do Homem. Em parceria com o Cine Theatro Brasil Vallourec e a Versailles Models, a SRS-BH levou às pessoas que passaram pelo Centro da capital, nesta manhã, a prática de Lian Gong, desfile, flash mob e revoada de balões. Quem parou para ver a ação, recebeu laços azuis e folders sobre a campanha Saúde do Homem.

A coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SRS-BH, Rosa Marluce Góis de Andrade, ressaltou a importância da mudança cultural de percepção sobre a saúde. “É fundamental mostrar para a sociedade as ações de promoção à saúde, já que estamos um pouco mais habituados a reconhecer nos hospitais, ambulatórios médicos e serviços de urgência e emergência o funcionamento do setor de saúde, mas a grande luta é mudar essa concepção de que a saúde está somente focada na parte assistencial”. Sobre a ação, Rosa percebe como valiosa no sentido de mobilização. “Hoje, tentamos mostrar para sociedade que o homem é vítima dessa concepção que a saúde tem se colocado. Essa ação é no sentido de mobilizar a sociedade para que passem a prevenir doenças e a tratar da sua saúde como bem supremo da vida. Os homens têm mais dificuldade em procurar os serviços médicos e não tratam tanto a saúde na questão de prevenção. As mulheres são mais chamadas para essa ação”.

Parceiro da SRS-BH, Jackson Caetano, proprietario da Versailles Models, enfatizou a relação entre moda e saúde. “A nossa intenção é fazer parcerias com grandes instituições e pessoas. Essa parceria serviu para a agência incentivar que o novembro é azul e enfatizar a importância que o homem se cuide mais. A intenção da agência é mostrar que saúde é fashion”.

Nayara Pena, referência técnica da saúde do homem na SES-MG, destaca que a campanha mostra a importância de se incluir toda a diversidade da população masculina. “Neste ano, a campanha de saúde do homem tem o slogan “Saúde É Atitude”, e tem a missão de mostrar que as pequenas atitudes têm impacto importante na saúde masculina. O principal é olhar a saúde do homem na saúde integral e não apenas no câncer de próstata”.

Saúde do Homem

Durante todo o mês de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove a Campanha de Promoção à Saúde do Homem. Com o tema “Saúde é Atitude”, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a população para a importância do cuidado integral com a saúde masculina, incluindo a prevenção do câncer de próstata, câncer de testículo e de pênis. Além disso, a campanha também promoverá ações de mobilização para a segurança no trânsito.

Saiba mais em: www.saude.mg.gov.br/saudedohomem

Por Leandro Heringer