"10 Minutos Contra a Dengue" é a nova campanha criada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para mobilizar a população no controle e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. O lançamento oficial ocorreu nesta sexta-feira (27/11), na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, da subsecretária de Vigilância e Proteção à Saúde, Celeste de Souza Rodrigues, do superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Rodrigo Said, e da coordenadora do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, Geane Andrade.

A campanha de mobilização, controle e enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zica Vírus será trabalhada neste ano e no próximo, e tem como propósito fazer com que as pessoas separem apenas 10 minutos de sua semana para limpar os locais em suas casas onde o mosquito Aedes aegypti se reproduz.

“O controle do vetor é uma tarefa que ultrapassa o âmbito da saúde e exige ações de todos os serviços públicos e também da população. Por isso, a sensibilização para a campanha é essencial no enfrentamento à doença. O foco continua sendo a mobilização da sociedade, da limpeza urbana e de todos os demais agentes que possam contribuir para o controle do vetor”, reforça o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos. Segundo ele, é de fundamental importância a participação da população no controle da dengue. “As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios”, completa.

Crédito: Marcus Ferreira

» Quer ver as fotos da coletiva? Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens.

» Perdeu a coletiva? Ouça o material na íntegra, aqui.

» Assista à coletiva de imprensa completa aqui: parte I e parte II

» Clique aqui e confira a cobertura do Blog da Saúde MG.

» Assista aos VT'S da campanha no Youtube: VT IVT II.

O conceito da campanha foi desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e se baseia no ciclo de vida do Aedes aegypti, do ovo ao mosquito adulto, que leva de 7 a 10 dias. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, impedindo que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, e freando assim a transmissão da doença. Para o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Rodrigo Said, provocar a atitude de mudança nas pessoas para que elas sejam os principais agentes de combate à dengue é um dos objetivos da campanha. “Pretendemos mobilizar a sociedade em geral com informações diretas e acessíveis, para que todos tenham em mente a importância de interromper o ciclo do mosquito logo em seu início de reprodução”, afirma. Abaixo, confira a apresentação feita pelo Secretário durante a coletiva:

Além da campanha, a SES-MG está investindo R$ 36.602.955 milhões em ações de vigilância e controle de endemias transmitidas por vetores. O recurso será dividido para todos os 853 municípios mineiros.

Outra ação é o fortalecimento dos 28 Comitês Regionais de Monitoramento, que irão avaliar a situação epidemiológica dos municípios e dar o apoio técnico necessário. A SES-MG entende que os municípios precisam ser fortalecidos para combater o mosquito transmissor. Foram feitas oficinas regionais para revisão das diretrizes do programa estadual e atualização dos planos de contingência dos municípios. As oficinas tiveram a participação de representantes da Saúde de todos os 853 municípios mineiros. Já a atualização do plano de contingência estadual abrange níveis de resposta conforme plano do Ministério da Saúde, acompanhamento dos diagramas de controle de todos os municípios do estado, com avaliação da situação epidemiológica, planilha de monitoramento dos casos notificados por município nas quatro últimas semanas e apoio para a implantação das Unidades de Hidratação nos municípios e realização dos hemogramas.

Dengue no Estado

Em 2015, até o momento, foram confirmados 143.890 casos de dengue em Minas Gerais e outros 35.340 foram considerados suspeitos. Já o número de óbitos confirmados no estado soma 67. “Neste ano, percebemos um aumento no número de reservatórios de água de chuva decorrente da escassez hídrica que possivelmente interfere nessa transmissão”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, Geane Andrade.

Casos confirmados de Dengue / 2008-2015

Ano

Minas Gerais

Brasil

2008

42.368

632.680

2009

48.742

406.269

2010

194.636

1.011.548

2011

32.085

764.032

2012

22.105

589.591

2013

368.387

1.452.489

2014

49.360*

589.107

2015

143.890**

1.534.932***

Fonte: SINAN Online e SVEAST/SubVPS/SES-MG
Nota: *Dados parciais sujeitos a revisão para o ano de 2014, conforme nova classificação de dengue vigente a partir de 01/01/2014
Nota: ** Dados parciais, até a SE46, 23/11/15, sujeitos a revisão
Nota: *** Dados parciais, até a SE45, 14/11/15

A forma de combater a dengue, mesmo já conhecida pela população, será alertada durante a campanha: eliminar qualquer foco de água parada no qual o mosquito possa se reproduzir. A recomendação é para que as pessoas mantenham suas casas e locais de trabalho sempre limpos e longe de qualquer possibilidade de acúmulo de água.

Novo Boletim Epidemiológico

Semanalmente, sempre às segundas-feiras, a SES-MG irá divulgar na página www.saude.mg.gov.br/dengue a análise dos casos. Para haver um alinhamento à contagem de casos do Ministério da Saúde, a SES agora adota a nomenclatura “casos prováveis”, que é a soma dos casos suspeitos com os confirmados no Estado.

» Clique aqui e confira o Informe Epidemiológico da Dengue da SES-MG.

» Clique aqui e confira a Situação da Febre Chikungunya em Minas Gerais.

A Campanha

A proposta da campanha “10 Minutos Contra a Dengue” foi idealizada com base no conhecimento científico dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do vetor.

Para facilitar o acesso a todas as informações sobre a campanha e o controle da dengue, chikungunya e Zica vírus no Estado, foi criado o site www.saude.mg.gov.br/dengue.

Haverá ainda distribuição de um check list para mobilização e entrega pelos agentes de controle de endemias. A população será orientada a fixar o check list em um local visível de sua residência para que ela possa checar se as ações para evitar a proliferação do mosquito estão sendo adotadas ao longo das semanas.

Zika Vírus e microcefalia

As doenças dengue, chikungunya e Zika vírus são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. Portanto, combater o mosquito é a forma de evitar as três doenças. Para o monitoramento da entrada do Zika vírus em Minas Gerais e em consequência aos casos de microcefalia ocorridos nos estados do Nordeste, a SES-MG está cumprindo os protocolos do Ministério da Saúde e reativando a vigilância sentinela, que são equipes das unidades de saúde tecnicamente treinadas para identificar os sintomas agora ligados ao Zika vírus e encaminhar para a análise. Embora não tenha registro de circulação do vírus no estado, as unidades estão distribuídas estrategicamente nos municípios de Uberaba, Belo Horizonte, Montes Claros, Teófilo Otoni, Juiz de Fora e Pouso Alegre.

O Ministério da Saúde tornou compulsória a notificação de casos da microcefalia em todo território nacional, incluindo Minas Gerais. O protocolo para identificação de bebês com o problema deverá ser usado em todo o país. As instruções preveem os critérios para detecção da microcefalia em recém-nascidos, definem o fluxo de atendimento, diagnóstico, vigilância e acompanhamento de bebês com a anomalia.

Mobilização Social: o cidadão participativo

Em Minas Gerais, a Saúde Pública tem como um de seus principais objetivos arregimentar a participação civil na execução dos programas de prevenção e promoção da saúde por intermédio da Mobilização Social em Saúde – um instrumento de sensibilização das autoridades públicas, dirigentes e demais membros de instituições não governamentais e comunidades para agirem como corresponsáveis pela saúde pública.

Na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a Assessoria de Comunicação Social criou, em 2004, o Núcleo de Mobilização Social. Em 2007, foi criada a Rede de Mobilização Social devido à necessidade de ampliar a abrangência do processo de participação popular a todo o Estado. A Rede é composta por 28 Núcleos Regionais e com o desafio de serem estabelecidos 853 Núcleos Municipais de Mobilização Social, que atualmente conta com 622.

 

Por Ana Paula Brum