Na terça-feira (24/11), o secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais e também presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Fausto Pereira dos Santos, participou da plenária que aprova as propostas finais do relatório regional, a ser apresentado na 15ª Conferência Nacional de Saúde. Reunidos em Belo Horizonte, conselheiros municipais de saúde e delegados eleitos na 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais tiveram como missão revisitar as propostas aprovadas entre 40 e 70% nas votações dos grupos de trabalho da Conferência Estadual, a fim de decidir se as mesmas deveriam ou não fazer parte do relatório final.
Crédito: Marcus Ferreira
O evento é uma continuidade da Plenária Final da Conferência Estadual de Saúde, que ocorreu no mês de setembro, em Belo Horizonte, e antecede a Conferência Nacional de Saúde, a ser sediada em Brasília, entre os dias 1 e 4 de dezembro. Para o secretário Fausto Pereira dos Santos, a experiência e maturidade da delegação são diferenciais importantes. "O fato de a plenária contar com pessoas ativas em suas regiões e eleitas anteriormente para representar o estado na Conferência Nacional reforça a proposta de uma reunião matura, com condição de processar de forma bastante objetiva o conjunto dos temas já debatidos na Conferência Estadual", afirma.

Segundo o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva, Minas Gerais vem se destacando no cenário nacional. "Nós assumimos o desafio de fazer uma conferência estadual para três mil pessoas e, após a finalização dos trabalhos, temos sido muito elogiados, principalmente pelas propostas apresentadas. Um grande diferencial foi a Conferencinha, que serviu de modelo para as próximas conferências em todo o Brasil", conta. ara ele, os participantes da plenária de hoje têm a missão de representar as três mil pessoas da onferência estadual, bem como as diversas regiões do estado. "Temos uma esponsabilidade uito grande em fazer um bom relatório para Minas Gerais e cobrar dos gestores, posteriormente, a mplementação das propostas", completa.

Metodologia

Com trabalhos divididos na parte da manhã e da tarde, os participantes avaliaram as propostas com aprovação acima de 70% em um grupo e supressão total no outro, bem como as propostas com aprovação acima de 40% nos dois grupos. De acordo com a metodologia da Plenária, não é possível haver supressão parcial ou aglutinação das propostas, apenas supressão total ou manutenção das mesmas. Ao todo, já existem 89 propostas aprovadas e a plenária decidirá acerca de outras 62.
Crédito: Marcus Ferreira
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, a Conferência Estadual de Saúde trouxe propostas acerca de oito eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS;  Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado. Todos os oito eixos estão contemplados no relatório final, a ser levado para a Conferência Nacional de Saúde.

Por Ana Paula Brum