O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está com edital aberto para processo seletivo que visa contratar funcionários para atuar no serviço. Serão 505 vagas entre condutor socorrista, técnico em enfermagem, enfermeiro, médico, psicólogos, farmacêutico, auxiliar de farmácia e auxiliar administrativo.

A gestão do serviço e do processo seletivo é de responsabilidade do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (CISTRI). O financiamento fica a cargo da Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES – MG), do Ministério da Saúde e dos 27 municípios consorciados da região de saúde de Ituiutaba, Patrocínio/Monte Carmelo e Uberlândia/Araguari.

Crédito: Marcus Ferreira

Para o Governo de Minas Gerais, o serviço de urgência e emergência é prioridade, defendeu o Superintendente da Regional de Saúde de Uberlândia, Almir Fontes. “Desde que assumimos a gestão, estamos trabalhando para a implantação do Samu. É com muito orgulho que, com menos de um ano, conseguimos lançar o edital. É fruto, principalmente, do trabalho das gestões municipais que fizeram o seu dever de casa”, disse Almir.

Durante o anúncio, o prefeito de Uberlândia e presidente do consórcio CISTRI, Gilmar Machado, explicou que o Samu não se reduz somente a ambulâncias, e enfatizou o papel da regulação regional. “Só os casos de alta complexidade chegarão a Uberlândia. Agora teremos uma distribuição mais equânime das vagas na região. Portanto teremos uma melhora de atenção à saúde”, explicou o prefeito.

A Central de Regulação das Urgências terá sede na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), local que será reformado e adaptado pelo Consórcio. A previsão é que o serviço entre em funcionamento ainda no primeiro trimestre de 2016.

Serviço:
Concurso Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
Níveis: fundamental, médio, técnico e superior.
Cidades e vagas: Araguari (50), Campina Verde (12), Capinópolis (12), Centralina (12), Coromandel (12), Estrela do Sul (12), Gurinhatã (12), Iraí de Minas (12), Ituiutaba (50), Monte Alegre de Minas (12), Nova Ponte (12), Patrocínio (38), Prata (12), Santa Vitória (12), Tupaciguara (12) e Uberlândia 211).
Provas: 14 de fevereiro de 2016.
Inscrições: site da UFSJ, entre 14 de dezembro de 2015 e 12 de janeiro de 2016.
Clique aqui e confira aqui o edital.

Por Priscila Fujiwara