O ministro da saúde de Cuba, Roberto Morales, está em Minas nesta terça-feira (17/11) visitando profissionais cubanos que atuam no Programa Mais Médicos. No início da manhã, ele se reuniu com o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos. “A parceria do governo cubano foi fundamental para o Mais Médicos dar certo. O povo cubano é generoso e está presente em vários lugares do mundo, especialmente na saúde”, afirmou o secretário Fausto. Clique aqui e veja o álbum completo com as fotos do encontro.

O ministro vai acompanhar as atividades desenvolvidas pelos médicos no município de Contagem, onde 27 cubanos integram o Programa. “O objetivo é ver de perto o andamento do Mais Médicos, saber como os profissionais estão. E, no final, ter um panorama de como está sendo desenvolvido o trabalho e a cooperação técnica entre os países”, disse o ministro.

Crédito: Marcus Ferreira

O Programa Mais Médicos foi criado para diminuir a carência de médicos nas regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, reduzir as desigualdades regionais na área da saúde. Em Minas, 1.500 profissionais integram o programa, sendo desses 990 cubanos.

Fazem parte da comitiva do ministro Maria Angélica Gomes, coordenadora regional do Programa Mais Médicos da OPAS-Brasil; a embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote, e o médico José Santana, do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde (DEPREPS).

Crédito: Marcus Ferreira

Por Juliana Gutierrez