A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reuniu esforços de diversas equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) para auxiliar no atendimento às vítimas do rompimento das barragens em Mariana. Os trabalhos, que tiveram início na última quinta-feira (5/11), data do ocorrido, contam com o apoio de profissionais das equipes de salvamento do SAMU, Coordenação de Urgência e Emergência, Atenção Primária, Vigilância Sanitária, Assistência Farmacêutica, entre outras.

Na sexta-feira e sábado, dias de maior demanda, cerca de 100 profissionais da SES-MG atuaram no local, prestando as orientações e cuidados necessários. Atualmente, aproximadamente 50 técnicos de saúde, entre enfermeiros, médicos, psicólogos, biólogos e epidemiologistas, permanecem à frente das ações.

Crédito: Nathalie Rajão

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, o apoio de profissionais experientes nesse momento de crise é essencial para minimizar os danos causados. “Nos organizamos em diversas frentes, a fim de contemplar as áreas mais necessitadas. Além do atendimento às vítimas e instrução das equipes de salvamento sobre os diversos protocolos de saúde, as ações da SES-MG ultrapassam o município de Mariana. As equipes estão também empenhadas na vigilância e monitoramento da qualidade da água para consumo humano dos municípios com captação do Rio Doce”, completa.

 

Por Ana Paula Brum