Curiosidade, emoção, beleza e informação. Esse foi o impacto da chuva de pétalas de rosas ocorrida na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, hoje, ao meio-dia. Uma ação de promoção da saúde da mulher, vinculada ao Outubro Rosa, que contou com um toque de arte do outro lado da Av. Amazonas. Em frente ao Cine Theatro Brasil Vallourec, uma dançarina se apresentava enquanto as pétalas caiam. 

Foto: Marcus Ferreira

Distribuição de folders, laços simbolizando a Campanha e o contato direto com o cidadão. O hipercentro da capital mineira foi mobilizado no horário de pico de sexta-feira. A ação é realizada pelo terceiro ano consecutivo pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). "Um evento lindo que leva informação à população sobre o câncer de mama e sobre o câncer de colo de útero”, explica a coordenadora de Saúde da Mulher e Rede Cegonha da SES-MG, Ana Cardoso.

Sobre as ações relativas à saúde da mulher, a coordenadora enfatiza que é preciso compartilhar com as mulheres mineiras informações sobre as boas práticas relacionadas à saúde da mulher. “Estamos abordando outros temas, além da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Nosso foco é também as boas práticas relacionadas à saúde da mulher, que podem promover uma melhor qualidade de vida e prevenção de doenças crônicas, entre elas o câncer de mama e o câncer de colo do útero”, afirma Ana Cardoso.

A referência da SRS-BH em saúde da mulher, Letícia Rodrigues, enfatiza o papel da Regional nesse contexto. “A SRS-BH, no contexto da Saúde da Mulher e Prevenção dos Cânceres de Mama e Colo do Útero, realiza, de forma integrada entre os Núcleos de Redes de Atenção à Saúde, Núcleo de Atenção Primária à Saúde e Núcleo de Regulação, o apoio aos municípios no planejamento e monitoramento das ações relacionadas à detecção precoce do câncer, tratamento, seguimento das mulheres com exames alterados e implantação e implementação dos sistemas de informação (SISCOLO, SISMAMA e SISCAN WEB)”, completa. 

Foto: Marcus Ferreira

Idealizadora da ação, a funcionária do Núcleo de Gestão da SRS-BH, Cristiane Reis, afirma que a ideia surgiu em 2013. “Estávamos conversando sobre inovar na forma de comunicar com as pessoas. Como amo flores e plantas, sempre achei lindo quando vi em filmes e na TV aquelas chuvas de pétalas. Pensando nisso, achei que seria interessante ter uma chuva de pétalas cor de rosa no Outubro Rosa”, conta. 

A ação é realizada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Cine Theatro Brasil Vallourec, Holambelo Flores e Plantas, MinasFlor, Floricultura Patrocínio, Hipergraphic Digital, e apoio da BHTRANS e da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). 

Foto: Marcus Ferreira

Outubro Rosa 

O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por Leandro Heringer