O Superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), Derli Batista da Silva, acompanhado da coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde e referência técnica de saúde indígena, Cristian Kelly Costa Santos, realizou, nesta última quinta-feira (15/10), uma visita técnica e institucional a lideranças, caciques e demais indígenas da aldeia indígena Krenak, localizada a 30 km do município de Resplendor.

Participaram também da visita, o prefeito de Resplendor, César Romero e Silva e a Secretária Municipal de Saúde, Bruna Nunes da Silva. “O objetivo foi conhecer as demandas e identificar as prioridades da população Krenak em relação ao serviços de Saúde Indígena, bem como apresentar a novas diretrizes de trabalho da SRS-GV para o fortalecimento da gestão da Saúde Pública, visando a garantia de atendimento de qualidade às pessoas e comunidades”, afirmou Derli Batista.

Crédito: Frederico Bussinger.

A responsável pelas ações de comunicação social da Aldeia, Shirley Krenak, ressaltou a importância da visita à comunidade. ”Nosso encontro foi positivo principalmente pelo fato do Superintendente Derli ter esclarecido quais são as atribuições do Estado e quais as do Município em relação as ações de saúde pública na Aldeia e a equipe da regional pôde conhecer de perto as demandas da comunidade. Fizemos também a proposta de participação de um representante da aldeia na equipe de saúde indígena da SRS-GV, o que foi prontamente aceito pelo superintendente, o que vai facilitar muito na resolução dos problemas”, avaliou. 

Já a secretária de Saúde de Resplendor, Bruna Silva parabenizou a SRS-GV pela iniciativa da visita. “A postura da Regional de aproximação e apoio aos municípios, conhecendo a nossa realidade, é muito importante para a melhoria da qualidade das ações de saúde”, salientou. Na aldeia, que abriga 102 famílias, está localizada uma Unidade Básica de Saúde (UBS) indígena que atende a 1.200 pessoas. A UBS conta com equipe multidisciplinar da Estratégia Saúde da Família (ESF), que oferece serviços essenciais como clínica geral, ginecologia, cardiologia, pediatria, assistência odontológica, exames preventivos e procedimentos de imunização. 

Política Estadual de Saúde Indígena 

Em Minas, as comunidades indígenas recebem atenção especial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Coordenadoria Estadual de Saúde Indígena (CESI). O objetivo é assegurar o acompanhamento e a atenção à saúde da população indígena residente no estado, para garantir o acesso ao serviço de saúde com qualidade e, ao mesmo tempo, valorizar suas tradições e costumes. 

A CESI atende indígenas de dez etnias (Pataxó, Cinta Vermelha Jundiba, Aranã, Maxakali, Xukuru Kariri, Mukurim, Pankararu, Kaxixó, Krenak e Xakriabá), residentes em aldeias e reservas de 15 municípios do estado (Açucena Araçuaí, Bertópolis, Caldas, Campanário, Carmésia, Coronel Murta, Guanhães, Itapecerica, Ladainha, Martinho, Campos, Resplendor, Santa Helena de Minas, São João das Missões e Teófilo Otoni). 

Crédito: Frederico Bussinger.

A Política Estadual de Saúde Indígena é dividida em eixos de atuação em diversos programas com ações de saúde mental, resgate e manutenção do conhecimento indígena em sua medicina tradicional, oficinas e troca de experiências para garantir uma cobertura ampla e diversa. Também são direcionados incentivos mensais para garantir as atividades dentro das aldeias pelas equipes multidisciplinares de saúde, como as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que atuam em municípios com jurisdição indígena em ações de estruturação da Atenção Primária e Redes de Atenção à Saúde.

A CESI realiza, ainda, visitas técnicas de supervisões e assessorias contínuas às comunidades indígenas por meio de Referências Técnicas de Saúde Indígena das oito Unidades Regionais de Saúde: Januária, Diamantina, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itabira, Divinópolis, Pouso Alegre e Coronel Fabriciano.

 

Por Frederico Bussinger