A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano promoveu, nesta quarta (14), por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária e do Núcleo de Assistência Farmacêutica, treinamento sobre credenciamento de unidades públicas dispensadoras do medicamento Talidomida. O encontro foi realizado no auditório da Regional em Coronel Fabriciano, com a participação dos 35 municípios da jurisdição de saúde.

14.10 Regional Coronel Fabriciano

O objetivo da atividade, segundo a farmacêutica Micheline Araújo Paiva, referência técnica do Núcleo de Vigilância Sanitária, foi treinar os profissionais de saúde das unidades públicas dispensadoras do medicamento Talidomida, para que os mesmos possam trabalhar com as novas normas para uso do medicamento. As normas estão descritas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 11, publicada em março de 2011. Durante o treinamento, foram abordados os diversos mecanismos de monitoramento e de acesso ao medicamento, bem como mudanças na embalagem para alertar os pacientes sobre os riscos quanto ao desenvolvimento do feto durante a gestação, provocados pela Talidomida, além dos controles e exigências sanitárias.

Hoje a Talidomida só pode ser indicada e utilizada no âmbito de programas governamentais de prevenção e controle de Hanseníase (reação hansênica, tipo eritema nodoso ou tipo II); DST/AIDS (úlceras aftóides idiopáticas em pacientes portadores de HIV/AIDS); e Doenças crônico-degenerativas (lupus eritematoso, doença enxerto-versus-hospedeiro). A farmacêutica Carime Chamon de Oliveira Abdalla, referência do Núcleo de Assistência Farmacêutica, informou que, no Brasil, a talidomida não é comercializada. O remédio é distribuído pelos programas do Sistema Único de Saúde (SUS), em postos, centros e hospitais. Há um único produtor do medicamento no país, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que é um laboratório público. Toda a produção é feita de acordo com a demanda do Ministério da Saúde e é enviada ao Ministério, que faz a distribuição gratuita em todas as unidades de saúde solicitantes, de todos os Estados brasileiros.

Histórico da Talidomida

A talidomida é uma droga que foi sintetizada pela primeira vez na antiga Alemanha Oriental, na década de 50. A medicação foi vendida sem receita, em diversos países, para diminuir os enjoos típicos do início da gravidez. A partir do final dos anos 50 e no início da década de 60, nasceram milhares de crianças com má formação nos membros inferiores e superiores. A causa era o uso da talidomida pelas gestantes, que recebeu o nome de Síndrome da Talidomida Fetal ou Síndrome da Talidomida. Ainda na década de 60, foi descoberto que alguns pacientes com a Doença de Hansen se beneficiavam com o uso da talidomida, porque reduzia a dor e as lesões típicas da hanseníase.

Por Flávio Samuel

Enviar para impressão