Teve início nesta quarta-feira (14/10), na Cidade Administrativa, a Oficina de Prioridades em Pesquisa do PPSUS (Programa de Pesquisas para o SUS) em Minas Gerais. O evento reúne na Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) gestores, representantes da comunidade científica, técnicos da SES-MG e de instituições do sistema estadual de saúde para seleção das prioridades de pesquisa científica em saúde. Durante o encontro, os participantes irão definir os temas que comporão as chamadas públicas que serão lançadas em Minas Gerais por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig).

A Oficina ocorrerá em dois momentos. Nesta quarta, os participantes discutem, dentro de 5 eixos temáticos* estabelecidos pela SES-MG, problemas prioritários e necessidades de saúde em Minas Gerais para eleição das linhas de pesquisas. O segundo momento, que ocorrerá nesta quinta-feira (15/10) no auditório da Fapemig, será voltado para a verificação da validade metodológica das linhas propostas no primeiro encontro.

Crédito: Marcus Ferreira

>> Clique aqui e confira mais fotos da Oficina de Prioridades em Pesquisa do PPSUS

O representante do PPSUS em Minas Gerais, Fabrício Simões, ressalta que o Programa ocupa um papel importante na gestão da saúde pública em Minas Gerais. “A gestão não tem como produzir informações para todas suas políticas e programas, até mesmo para a avaliação dessas, que demanda tempo, custo e uma logística muito grande. Então, essa parceria com a academia é fundamental e o PPSUS é o instrumento pra isso, para que os gestores obtenham essas informações e possam não só aplicá-las na gestão da saúde pública, mas avaliar seus programas e políticas por meio delas, e assim melhorar esses programas, tornando-os mais eficientes”, explica Fabrício.

Representante do Ministério da Saúde, a coordenadora do PPSUS nacional, Erica Ell, lembra também o papel do PPSUS enquanto promotor de uma ciência e tecnologia mais próxima dos serviços de saúde. “A proposta do PPSUS é aproximar o âmbito acadêmico e as pesquisas científicas às necessidades do serviço, para que a gente possa, cada vez mais, atuar com base em evidências científicas”, ressaltou Erica.

Após o término da Oficina de Prioridades, o desenvolvimento do PPSUS ainda envolverá outras sete etapas, como a elaboração e publicação da chamada pela Fapemig; a submissão das propostas e análise por uma Comissão de Especialistas; a aprovação final pelo Comitê Gestor; o acompanhamento e avaliação das pesquisas, e por fim, a análise do potencial e incentivo à incorporação dos resultados das pesquisas nos serviços e sistema de saúde.

O que é o PPSUS?

Criado em 2003 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit), o Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS) tem o objetivo de apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que objetivam contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira, fortalecer a gestão do Sistema Único de Saúde e reduzir as desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Fapemig e o Decit, realiza um importante trabalho na operacionalização do PPSUS desde a 1º edição do programa em 2004. A SES-MG participa de todas as etapas operacionais do Programa, desde a definição das linhas prioritárias de pesquisa que comporão os editais até a organização do seminário de acompanhamento e avaliação dos projetos concluídos.


* Eixos temáticos da Oficina de Prioridades PPSUS 2015/16
Eixo 1 – Planejamento e Gestão em Saúde
Eixo 2 – Informação, Comunicação e Educação em Saúde
Eixo 3 – Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas de Saúde
Eixo 4 – Vigilância em Saúde
Eixo 5 – Regulação da Atenção a Saúde

Por Pollyana Teixeira

Enviar para impressão