Crédito: Marcus Ferreira.

A implantação efetiva do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional Centro começou este mês. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu do Ministério da Saúde (MS) 30 novas ambulâncias na última sexta-feira (2/10). Os veículos serão equipados pela SES-MG, que investirá cerca de R$ 792 mil para convertê-los em Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA). Eles ampliarão o atendimento dos Samus Municipais e formarão o Samu Regional Centro. A previsão é de que até o fim do primeiro trimestre de 2016 a nova frota esteja em pleno funcionamento. 

Outras 19 ambulâncias, que permaneciam paradas desde a metade do ano passado, na gestão anterior do Governo do Estado, estão agora em fase de manutenção. A previsão é de que até o final deste ano elas estejam em circulação. Com isso, a frota total para socorro vai dobrar. Atualmente, 49 ambulâncias atendem cerca de 4,6 milhões de pessoas em 12 cidades. Com o reforço de mais 49 ambulâncias, a frota total será de 98 veículos, distribuídas em 42 municípios – além dos 12 que já tem os Samus municipais, outros 30 terão novas centrais de regulação, atendendo um total de 104 municípios. Dessa maneira, a população atendida aumentará em 42%, chegando a um total de 6,5 milhões de habitantes. 

De acordo com a diretora de Redes Assistenciais da SES-MG, Cláudia Pequeno, a atual gestão está, neste primeiro momento, aproveitando as cinco centrais do Samu já existentes nas cinco microrregiões para, a partir delas, implantar o atendimento regionalizado. “A Secretaria de Estado de Saúde flexibilizou a estratégia de implantação da rede para depois criar uma central única”, afirma. A expectativa é a de que a primeira etapa de implantação, que prevê a estruturação das bases descentralizadas e da regulação, seja finalizada até o fim de 2015.O Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS) será o responsável por gerenciar as centrais de regulação e ajudará na estruturação das bases descentralizadas e contratação da equipe que vai compor a rede. O destino de 37 das 49 ambulâncias, já foi definido. Confira no mapa como ficará a distribuição das nas microrregiões: 

 

Por Agência Minas