O Superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, participou na tarde desta quinta-feira (24/09), da reunião de alinhamento na Secretaria de Estado de Saúde para implantação do Samu Regional no Vale do Aço. Segundo Wagner, o Governo de Minas acatou o pedido dos municípios para o desmembramento do Consurge, que agora passará atender apenas às cidades da regional de Governador Valadares.

Crédito: SECOM/Ipatinga

“Com esta medida, o Território Vale do Aço vai contar com um sistema próprio de atendimento à urgência e emergências, e os municípios agora integrarão o Consócio Intermunicipal de Saúde do Vale do Aço - CISVALES”, afirma Wagner.

Com sua central de regulação instalada em Ipatinga, o Cisvales - Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales - vai atender 33 municípios da região, com bases operando também em várias cidades da região.

O funcionamento do Samu Regional vai movimentar mensalmente cerca de R$ 1 milhão, que serão divididos entre União, Estado e municípios. Cerca de 200 funcionários vão atuar nos atendimentos e deverão ser contratados por meio de concurso público.

Segundo Wagner, todos os gestores são unânimes sobre o desmembramento, pois sabem que o Território do Vale do Aço é grande e possui características que o difere da regional de Governador Valadares.

Primeiro encontro

Os prefeitos das cidades que integram o Cisvales terão um encontro às 15hs da próxima segunda-feira (28/09), no Hotel Metropolitano, em Coronel Fabriciano, quando serão detalhados os procedimentos para a implantação do consórcio regional.

Por Flávio Samuel