O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, fez visita técnica ao Hospital Regional de Divinópolis, nesta sexta-feira (18/09), onde concedeu entrevista à imprensa. O Secretário que, na parte da manhã, participou da abertura do Fórum Regional de Governo do Território Oeste, reforçou a fala do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel quando aos investimento na área da saúde na região. Clique aqui e confira as fotos da visita ao Hospital.

“Hoje, o Governador anunciou a reativação dos 20 leitos de terapia Intensiva do Hospital São João de Deus, além da construção da sala vermelha que ampliará o acesso da população aos serviços de urgência e emergência. Para o Hospital Regional, retomamos a negociação e liberação de recursos, algo em em torno de R$10 milhões de reais, mais aditivo”, explicou o Secretário.

Crédito: Omar Freire /Imprensa MG.

Para o prefeito de Divinópolis, Vladimir de Azevedo, é fundamental a restruturação da assistência da região por meio de um Hospital Público ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e da implantação do Samu. “A expectativa é o término dessa obra o mais rápido para garantir a governança e a sustentabilidade deste Hospital”, disse o prefeito. A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJD), Unidade de Divinópolis, terá um papel fundamental na gestão do Hospital, que atenderá 55 municípios com população estimada de 1,2 milhão de habitantes.

A proposta é que a Unidade em Construção seja um hospital escola para os alunos do curso de medicina mantido pela UFSJD, em Divinópolis. A universidade, nesta caso, será a gestora do hospital por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh – órgão do Ministério da Educação).

“Nós temos várias parcerias com o município de Divinópolis. Estamos cumprindo o nosso papel social e ficamos felizes com a ideia da Ebserh de transformar aqui em um Hospital Universitário”, salientou a Reitora da UFSJD, Valéria Kemp. “Ele seria um Hospital Regional, atendendo à toda população, gerido pela Ebserg”, completou o Secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos.

Hospital São João de Deus

No Fórum Regional, foi anunciado a reativação dos 20 leitos de UTI adulto no Hospital São João de Deus e ampliação do acesso a internações de urgência e emergência. Esses 20 leitos foram fechados em fevereiro deste ano por conta de dívidas herdadas da gestão anterior. Para a manutenção desses leitos reativados, o Estado vai dar um aporte financeiro de R$ 1,4 milhão por mês (R$17 milhões por ano).

Desde o início de 2015, a nova gestão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) acompanha e participa de várias reuniões sobre o Hospital São João de Deus, com todos os atores envolvidos na resolução do problema (MPE do Patrimônio e MPE da Saúde da Comarca de Divinópolis, MPE-CAO Saúde; Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, Empresa Dictum, legislativo e outros).

Crédito: Omar Freire /Imprensa MG.

Dentro deste contexto, a SES-MG já apresentou propostas para a viabilização do hospital e o cumprimento de seu papel assistencial e até que se efetive uma proposta final para a administração e viabilização do cumprimento do papel assistencial do Hospital e, considerando a gravidade da demanda reprimida de leitos de UTI na região na região, a Secretaria viabilizou a reativação destes leitos.

O Hospital São João de Deus possui 381 leitos totais, com 245 leitos destinados ao SUS e desses 10 são de UTI para adultos, 06 de UTI neonatal e 02 de UTI pediátrica. Trata-se do único hospital da região ampliada com habilitações e capacidade operacional de realização de procedimentos de alta complexidade em oncologia, cardiologia, ortopedia, neurologia e terapia renal substitutiva.

Por Willian Pacheco