Tendo como base a Campanha Nacional Contra o Tabaco, a Secretaria Municipal de Saúde de Jacinto, em a parceria com a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou no dia 3 de setembro, na Escola Estadual Professor Estevão Araújo, uma palestra para informar aos alunos do ensino fundamental e médio sobre a campanha e orientar sobre os malefícios do cigarro. Com equipe formada por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Esperança e Copasa, foram feitas além de palestras, a distribuição de panfletos informativos e um concurso de desenhos com o tema “Diga não ao cigarro”, com premiações dos três primeiros lugares.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Jacinto, as ações de combate ao tabagismo têm sido realizadas em parceria com a Farmácia de Minas, NASF e todas as ESF. Ao todo, a taxa de abandono é de 50% na média de todos os locais de tratamento, sendo na ESF de Bom Jardim 100% dos usuários que pararam de fumar não retornaram ao vício.

Crédito: Raul Carvalho

Segundo a psicóloga do NASF, Reniere Rosa de Oliveira, o município tem trabalhado com dois segmentos para a diminuição do número de fumantes na cidade. “Trabalhamos com aquelas pessoas que fumam e tentam parar de fumar, e, com as crianças e adolescentes, que são instruídas à não utilização e os malefícios causados pelo cigarro. A boa notícia é que em ambos os segmentos acontece a diminuição tanto dos fumantes quanto dos possíveis futuros fumantes”.

O Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da GRS Pedra Azul, que é responsável pelo desenvolvimento do programa de tabagismo na região, disse a dinamicidade utilizada nas ações do tabagismo influenciam extremamente nos impactos à população já que o consumo do cigarro tem forte relação com fatores psicológicos e sociais que devem ser estimulados à transferência para comportamentos saudáveis de vida.

Por Allan Campos e Raul Carvalho