Nesta quarta-feira (26/08), o médico e referência técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Robespierre Costa Ribeiro, realizou a palestra “Atividade Física na Promoção da Saúde, Prevenção e Tratamento coadjuvante das doenças crônicas não transmissíveis”. A sequência de palestras aborda a discussão de artigos científicos sobre o tema e sua aplicação no dia a dia.

Crédito: Alessandra Maximiano

Segundo o médico alguns artigos publicados recentemente informaram que a realização de atividade física não emagrece. Robespierre afirma que isso não é verdade. “A atividade física emagrece sim e ela apresenta uma série de vantagens como a redução do colesterol, da glicemia, do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer”, afirmou.

Durante a palestra também foram apresentadas algumas ações de estímulo da atividade física principalmente em crianças. O médico enfatizou que atualmente as escolas constituem um cenário estratégico para a promoção da saúde o que permite que, com programas divertidos, os hábitos saudáveis sejam melhor implantados. “O excesso de peso em crianças também deve ser considerado um problema de saúde pública, o que consequentemente acarreta doenças na fase adulta”, disse.

A coordenadora do Programa Academia da Cidade do Distrito Noroeste, em Belo Horizonte, Jussara Frois, acompanhou toda a palestra e também acredita que a atividade física pode evitar muitas doenças. “Sempre falamos para o nosso público sobre os benefícios de uma alimentação saudável e de como praticar atividade física proporciona uma vida com mais bem-estar e de qualidade”, afirmou.

Também assistindo a palestra, a psicóloga da UFMG, Ana Paula Dias Macedo, disse que a busca por informações é a principal atitude para quem deseja começar a fazer atividade física. “A palestra foi muito produtiva e esclarecedora. Acredito que a busca de informações é o primeiro passo para se ter atitude e assim mudar de estilo de vida”, disse.

Robespierre finalizou a palestra explicando que as pessoas podem integrar atividade física como rotina todos os dias e de todas as maneiras. “O melhor tipo de atividade física é aquele que se ajusta ao indivíduo e que pode ser incluída em sua rotina”, afirmou. A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que para promover a saúde, uma pessoa deve realizar atividade física de intensidade moderada durante pelo menos 150 minutos por semana, o que equivale a 30 minutos em 5 dias de forma contínua, ou em 3 intervalos de 10 minutos.

A próxima palestra, a ser realizada no dia 10 de setembro, tem como tema Comportamento Alimentar na promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). As palestras são sempre realizadas no Auditório do Ministério da Saúde: Rua Espirito Santo, nº 500, 16º andar, Centro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: dant.bh@saude.mg.gov.br.

Por Alessandra Maximiano