A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, no período de 24 a 27 de agosto, nos municípios de Almenara e Rubim, as oficinas de Vigilância em Saúde. O objetivo foi analisar os indicadores da Vigilância em Saúde/Epidemiologia referentes ao 1º quadrimestre de 2015 junto às equipes municipais de saúde, bem como discutir as dificuldades encontradas.

Crédito: Zeilzia Silva

Segundo o Coordenador de Epidemiologia da GRS Pedra Azul, Davidson Rodrigues, havia a necessidade de realizar essas oficinas nos municípios para que, juntamente com as referências municipais, fossem criadas estratégicas para o alcance de metas. "Os trabalhos aqui realizados foram bastante positivos e acredito que essa construção conjunta irá contribuir para os resultados das próximas avaliações". Além de Almenara e Rubim, a GRS Pedra Azul já realizou as oficinas nos municípios de Comercinho, Jequitinhonha, Joaíma e Medina.

A Autoridade Sanitária da Epidemiologia e facilitadora das oficinas, Zeilzia Silva, reforçou que a metodologia de trabalho utilizada proporcionou momentos de discussão, análise de resultados e das dificuldades, sendo também realizado o planejamento das ações em conjunto, com a elaboração do plano de ação municipal. “Observamos a satisfação dos gestores e dos profissionais, a partir das avaliações positivas por parte destes. Entendo que o trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e a agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para integração e Educação Permanente”.

O Coordenador da Atenção Primária à Saúde de Almenara, Mileno Gusmão, destacou que a Regional de Saúde vem se empenhando em construir uma saúde melhor para os municípios da região. “A visita técnica e de avaliação da Vigilância em Saúde da Regional veio em um momento crucial aos profissionais do município, que vêm passando por um momento ímpar de gestão. As análises e a elaboração de um planejamento bipartite foram essenciais para esclarecer dúvidas e criar novas expectativas”. Para o fiscal sanitário de Rubim, Daniel Silva, a oficina possibilitou o debate e um melhor entendimento sobre os indicadores de saúde.  “Pela primeira vez a GRS realiza um trabalho nesses moldes. A capacitação contribui para um melhor desempenho do município, no momento em que ele faz pactuações com o Estado. Dessa forma, o contato claro e objetivo com a GRS é essencial para sanar as dúvidas”.

Oficinas

As oficinas ocorrem em três momentos. Primeiramente, é realizada uma reunião com a gestão local e coordenadores. Posteriormente, a reunião envolve toda a equipe de saúde, que analisa os indicadores do quadrimestre e elabora o plano de ação com estratégias da equipe, visando o cumprimento e qualificação das ações para os próximos meses. Por fim, o plano é apresentado ao gestor local.

Por Allan Campos

Enviar para impressão