A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 15 de agosto, com o objetivo de imunizar as crianças com seis meses de idade a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em Minas Gerais, 59% do público da campanha foi vacinado, totalizando 686.332 crianças. Mesmo que a poliomielite já tenha sido erradicada no Brasil, a doença ainda é registrada em algumas partes do mundo, principalmente na Ásia e na África. Por isso é fundamental vacinar todas as crianças.

Nos 51 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), no leste mineiro, 58,79% das crianças já foram vacinadas. Já na região central do estado, nos 39 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), foram aplicadas 157.754 doses, com uma cobertura vacinal de 52,3%.

Foto: Marcus Ferreira

A Superintendência Regional de Divinópolis, responsável por 54 municípios no centro-oeste mineiro, tem cobertura vacinal de 59,90% com 39.502 doses aplicadas. Já no Vale do Mucuri, a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, com seus 32 municípios, apresenta cobertura vacinal de 57,38%, com aplicação de 19.208 doses vacinais. No norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, os 25 municípios sob jurisdição da Regional de Pedra Azul têm cobertura vacinal de 49,72% e 9.961 doses aplicadas.

Clique aqui e acesse o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e confira como está a vacinação nas demais Regionais de Saúde do estado.

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ocorre até o dia 31 de agosto nos 5.500 postos de vacinação espalhados pelo estado. Para vacinar, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde levando o cartão de vacinação da criança. Assim, o profissional de saúde verificará se o calendário de imunização está em dia. Mesmo os pais ou responsáveis que não puderem levar a carteirinha, poderão vacinar a criança.

A expectativa, em Minas Gerais, é que 1,1 milhão de crianças sejam vacinadas. O objetivo é imunizar 95% dos pequenos que estão dentro da faixa etária da campanha, mantendo o país livre da doença. Mais informações sobre a campanha no site www.saude.mg.gov.br/vacinacao.

Por Leandro Heringer, Allan Campos, Frederico Bussinger, Lineu Cardoso, William Pacheco, Andressa Aguiar e Sara Braga