Os cerca de 60 mil habitantes de Ponte Nova, município da Zona da Mata Mineira, passam a contar a partir desta segunda-feira (24/08), com uma Farmácia Integrada, a primeira a funcionar na cidade. 

A expectativa é que esta unidade que é ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS) beneficie 500 pessoas por dia, que terão acesso a 240 tipos de medicamentos para doenças como: hipertensão, diabetes, asma e colesterol alto. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiu R$ 400 mil na construção da unidade e destinou outros R$80 mil para equipar a farmácia. Clique aqui e confira as fotos da inauguração da Farmácia Integrada em Ponte Nova. 

Foto: Marcus Ferreira

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, que participou da solenidade de inauguração, a equipe técnica da SES-MG está fazendo uma revisão de toda a política da Assistência Farmacêutica e também pontuou que o novo governo prioriza as regionais de saúde, de modo que elas exerçam um papel de articulação e interlocução entre o estado e os municípios. “Creio que a articulação do governo municipal em torno de um projeto é fundamental para que ele dê certo”, disse. 

Crédito: Marcus Ferreira

Sobre a importância da Assistência Farmacêutica no Sistema Público de Saúde, o Secretário reforçou a necessidade da integralidade do Sistema. “A Assistência Farmacêutica está presente tanto na assistência básica, quando no cuidado mais complexo. Mas muitas vezes não é dada a devida importância à ela. Quando a Assistência Farmacêutica trabalha de forma integrada, quando atua de modo articulado com os outros níveis de atenção, o sistema funciona muito melhor e quem se beneficie disso é sempre o cidadão”, afirmou. 

Assistência Integral 

O usuário vai encontrar nesta nova farmácia um ambiente humanizado, organizado, onde será acolhido e receberá não apenas o medicamento, mas também orientação, tudo em um lugar, sem precisar de deslocamentos. Para prestar esta assistência à população de Ponte Nova, a farmácia conta com 2 farmacêuticos, 4 auxiliares de farmácia e 1 auxiliar administrativo. 

De acordo com Secretário municipal de Saúde de Ponte Nova, Geraldo César Bastos Destro, a farmácia vai garantir proximidade com o cidadão, porque a proposta não é só entregar o medicamento. “Apenas entregar os medicamentos é até fácil, o difícil é a gente ter essa proximidade com a população, de explicar às pessoas a forma correta de utilizar o medicamento. Não adianta a gente ter lá o profissional, o médico, o enfermeiro, se a gente não tem o tratamento farmacêutico correspondente”, reforçou.  

Crédito: Marcus Ferreira

Já o Presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, José Mauro Raimundi, lembrou que conseguir a farmácia foi uma luta que durou anos, “haja vista que as cidades vizinhas já contavam com uma farmácia e Ponte Nova não. Gostaria de agradecer ao Secretário pela concretização dessa luta da gente”, falou. 

Já o Prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, ressaltou, em sua fala, a mudança de postura e de atitude do governo, que agora está disposto a dialogar, a ouvir as demandas das cidades. “Essa farmácia já estava pronta e estávamos aguardando o antigo governo resolver a questão do mobiliário para podermos inaugurá-la, o que não aconteceu. Nós não tínhamos como exigir que este governo de agora resolvesse um problema que não foi solucionado em 4 anos, porém, em pouco mais de 6 meses, a questão foi resolvida e hoje estamos aqui inaugurando a farmácia. Este governo escuta, dialoga e percebe nossas dificuldades, então está de parabéns”, completou. 

A Farmácia Integrada de Ponte Nova funciona na Avenida Getúlio Vargas, 810, Bairro Triângulo.

Por Vivían Campos

Enviar para impressão