Mais de 540 mil* crianças já compareceram a um dos 5.500 postos de vacinação espalhados pelo Estado, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no último dia 15 de agosto. O balanço parcial do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registra que, em Minas Gerais, 46% do público prioritário já foi vacinado. Para conferir a atualização da vacinação em todo o estado, clique aqui.

Até o dia 31 de agosto, a campanha pretende imunizar pelo menos 95% das crianças de seis meses de idade até quatro anos 11 meses e 29 dias em todo o Brasil. Em Minas, esse número é de pouco mais de 1,1 milhão de crianças.

Foto: Marcus Ferreira

Apesar de a pólio estar erradicada no país desde 1989, o vírus ainda circula em países da África e Ásia. Dessa forma, a única maneira de se prevenir da poliomielite e impedir que o vírus volte a circular no país é vacinando todas as crianças. A pólio pode causar deficiência motora e flacidez muscular nos membros inferiores, provocando a paralisia, e podendo levar inclusive à morte.

Para vacinar, é preciso ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do SUS, e levar a Carteira de Vacinação da criança. No posto, o profissional de saúde verificará inclusive se o calendário de imunização está em dia. Os pais ou responsáveis que não puderem levar a carteirinha também poderão vacinar a criança e fazerem outro cartão. 

*Observação: O balanço do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ainda não conta com os registros de 113 municípios. 

Por Pollyana Teixeira

Enviar para impressão