A partir do dia 1° de Agosto, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)  assume a gestão da Assistência Hospitalar e Ambulatorial do município de Montes Claros, já com a transferência do gerenciamento dos R$ 136,9 milhões dos recursos da média e alta complexidade do Norte de Minas. 

A superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, estruturou uma equipe para receber a demanda dos 86 municípios do norte de Minas. “Estamos cientes do problema e preparados para assumir a gestão no intuito de fornecer à população do norte de Minas o atendimento necessário de forma transparente e eficaz”, afirma.

Ainda de acordo com a superintendente, os fluxos serão encaminhados para os prestadores de serviços, prefeitos, conselhos municipais de saúde, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e usuários. A transferência da gestão hospitalar do município para a SES-MG acontece de forma transparente e com o compromisso de proteger o usuário, melhorar a qualidade dos atendimentos e evitar a falta de serviços referenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região. 

Atendimento

O usuário terá atendimento garantido pela equipe da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, que irá realizar serviços como regular o acesso, verificar a compatibilidade entre os tratamentos realizados e as cobranças e promover o diálogo com os municípios da macrorregião. Além disso, todos os canais de informação, sugestão e reclamação sobre o SUS no que tange aos hospitais serão garantidos com os serviços da Ouvidoria através dos telefones: 162 e e-mails: ouvidoria.moc@saude.mg.gov.br

 

Por Fabrícia Andrade