A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), lançou, recentemente, uma cartilha para orientar as pessoas interessadas em obter informações ou adquirir um Plano de Saúde. Ainda, o material explica, de maneira clara, quais são os tipos de planos e as especificidades de cada um, ajudando escolha do serviço mais adequado. São abordados aspectos relativos à abrangência geográfica, segmentação, cobertura e rede de prestadores, entre outros. Para baixar a cartilha, clique aqui.

“Entender como funcionam os planos de saúde é o primeiro passo para que o consumidor faça a escolha mais acertada em relação ao que espera e precisa desse serviço. A cartilha que estamos lançando é um material objetivo, de fácil leitura e bastante completo, abrangendo as informações mais importantes sobre o tema”, destaca o gerente-geral de Regulação da Estrutura de Produtos da ANS, Rafael Vinhas. “Com isso, estamos fortalecendo o poder de escolha do cidadão”, completa.

A cartilha explica que tipo de plano é possível escolher; onde o usuário pode ser atendido; por quais profissionais (área de abrangência e rede de prestadores); que tipo de atendimento é ofertado (segmentação assistencial e cobertura); quais os tipos de acomodação em caso de internação; e regras de reajuste.

O material também mostra quais as principais características dos Planos de Saúde individual/familiar, coletivos por adesão e coletivos empresariais quanto ao tipo de adesão, carência, rescisão, cobertura e cobrança. Dessa forma, o consumidor consegue visualizar facilmente as diferenças entre cada modalidade. Veja o infográfico, abaixo:

Assistência

É importante lembrar que todo brasileiro e brasileira utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo aqueles que optam por pagar assistência médica privada ou por meio de Planos de Saúde (Saúde Suplementar). Isto porque as ações do SUS vão muito além da assistência médica uma vez que o SUS, por meio da ANS, fiscaliza, regulamenta, qualifica e habilita os planos de saúde no País, bem como as unidades de saúde privadas. Outro detalhe importante: muitos procedimentos médicos de média e alta complexidade, por exemplo, são feitos exclusivamente pelo SUS, como doação de sangue e transplante de órgãos.

Para que o acesso à assistência de saúde de qualidade não ficasse restrita ao modelo privado ou a saúde complementar foi criado o SUS que, inclusive está assegurado na Constituição Federal de 1988, cujo sistema está em constante processo de construção e fortalecimento pela gestão municpal, estadual e federal. O SUS é o único sistema de saúde pública descentralizado do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento de saúde.

 

Por ANS