Com a chegada do inverno é comum o aumento da circulação do vírus da gripe. Febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, de cabeça, coriza e tosse seca são os principais sintomas da gripe. A febre é o sintoma mais importante, porque é o que diferencia a gripe de outras doenças, como um resfriado comum, por exemplo.

Segundo a coordenadora estadual de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Fonseca, a pessoa com gripe deve tomar algumas precauções para não transmitir a doença. “Na hora de espirrar ou tossir, o ideal é que a pessoa doente cubra a boca e o nariz com o braço na dobra do cotovelo. Isso evita que o vírus se dissemine através de gotículas expelidas que contamina as mãos e o ambiente. Também é muito importante que em seguida a pessoa leve bem as mãos”, explicou.

Arte: Cláudia Daniel / Fotos: Gil Leonardi

Para divulgar essa ideia nas redes sociais, o grupo de teatro Saúde em Cena da SES-MG criou uma fotonovela que ilustra como alguém com gripe deve proceder para diminuir a transmissão do vírus. Segundo Susan Prado, servidora pública e atriz integrante do grupo, os atores criaram o quadro com o objetivo de divulgar a etiqueta da tosse, principalmente nas redes sociais, entre os amigos. “Elaboramos uma esquete que comunica com simplicidade e bom humor, em uma linguagem ideal para mídias sociais, como podemos diminuir a proliferação do vírus da gripe. Assim, mais pessoas terão acesso às regras simples de posturas sociais que diminuem a contaminação e o adoecimento”, disse.

Confira outras informações sobre a etiqueta da gripe aqui. 

Por Juliana Gutierrez