O diretor regional de saúde de Itabira, Alexandre de Faria Martins da Costa, juntamente com cirurgiões dentistas, técnicos, atendentes de saúde bucal e servidores do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, se reuniram nessa terça-feira (21/07), para discutirem sobre o  “Processo de Trabalho em Saúde Bucal”, em Itabira. O evento teve como enfoque as ações coletivas em saúde bucal, lançamento de produção/procedimento do Sistema de Informação Ambulatorial-SAI e alimentação do sistema e-sus de procedimentos odontológicos. Na ocasião, foi abordado sobre o controle e prevenção de saúde bucal avaliando pacientes com fatores de risco para o câncer bucal e outras lesões. 

Crédito: Ernane Andrade

Para o Diretor da Regional de Saúde de Itabira, Alexandre Martins da Costa, “este é o primeiro encontro de vários e será um espaço contínuo de debates, de aprendizagem, de troca de experiências na área da odontologia como forma não só de avaliar nosso trabalho, mas, sobretudo buscar soluções definitivas para a efetiva ação dos serviços de saúde bucal frente às demandas de nossa população”, afirmou. 

Segundo a referência técnica em Saúde Bucal da GRS de Itabira e cirurgião-dentista, Ernane Andrade, “a odontologia tem avançado principalmente depois da publicação da Resolução SES/MG 4584/14 que dá incentivo financeiro às equipes de saúde bucal inseridas nas equipes de Estratégia de Saúde da Família, melhorando a qualidade dos serviços e a satisfação dos profissionais”.

“O objetivo do encontro é o fortalecimento do serviço assistencial de saúde bucal nos municípios, de forma a garantir o acesso de todos em observância ao princípio da equidade previsto no Sistema Único de Saúde-SUS”, complementou a cirurgiã-dentista, Neura Andrade.

Outros encontros já estão agendados e o próximo acontecerá no dia 15/09/2015.

Por Darliéte Martins

Enviar para impressão