Na última quarta-feira (15/07), foi realizada em Belo Horizonte a 214ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS) de Minas Gerais. Uma das pautas principais do encontro foi, em caráter excepcional, a transferência da gestão dos estabelecimentos hospitalares de saúde do município de Montes Claros, temporariamente, para a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com isso, a Prefeitura não será mais a intermediária entre unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e o governo estadual e federal.

A partir do dia 1º de setembro, todo o repasse dos recursos federais para os prestadores hospitalares de Montes Claros será controlado pela SES-MG. A decisão foi divulgada na manhã desta sexta-feira (17/07), em entrevista coletiva com a Subsecretária de Regulação em Saúde, Maria do Carmo, e a superintendente Regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Afonso Guimarães Mendes. Para ler a matéria completa, clique aqui.

CIB

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é uma instância de negociação, pactuação, planejamento e avaliação da gestão das políticas de saúde, formada por gestores estaduais e municipais, representados pela SES-MG e pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG). A reunião foi gravada e pode ser acompanhada na íntegra nos vídeos abaixo.

Assista a primeira parte:

Assista a segunda parte:

Assista a terceira parte:

Por Jornalismo SES-MG