Nesta sexta-feira (03/07), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, presidiu a instalação do primeiro grupo de trabalho do Território Sudoeste, em Passos, para discussão de ações de governo de forma regionalizada e de acordo com as realidades e desafios locais. O encontro aconteceu no Vila Bela Eventos, das 09h às 17h.

Durante o evento, Fernando Pimentel anunciou que o primeiro curso de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) será em Passos. O governador também assinou a ordem de serviço para a retomada das obras do Centro Socioeducativo, afirmou que vai retomar a construção do Centro Viva Vida, além da realização do concurso da Polícia Militar para mais 1590 soldados no interior, sendo destes 90 para Passos.

Após a participação do governador Fernando Pimentel, secretários de governo e o coordenador estadual do programa, Fernando Tadeu David, deram continuidade a programação. O encontro contou com a presença de lideranças de movimentos sociais e políticos da região.

Crédito: Tamara Dunia Oliveira Almeida

No próximo encontro marcado para 25 de julho, na Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza também em Passos, serão definidos os integrantes dos fóruns. Na segunda fase, os participantes formarão Grupos de Trabalho temáticos, organizados de acordo com o eixo do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado. Os grupos irão debater e priorizar as propostas enviadas pelas lideranças locais e subsidiar o diagnóstico territorial.

O Território Sudoeste reúne 34 municípios, com uma população total de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes. Compõem o Território Sudoeste os seguintes municípios: Alpinópolis, Alterosa, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Conceição da Aparecida, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Piumhí, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.

Por Marina Lopes

Enviar para impressão