No período de 19 de julho a 03 de agosto, os municípios de Uberaba e Uberlândia serão palco do Campeonato Mundial Júnior Masculino de Handebol. O evento contará com a presença de 24 Seleções internacionais. Cada cidade receberá 12 equipes durante a fase classificatória, sendo que as semifinais e finais serão disputadas em Uberlândia.

De acordo com informações da Confederação Brasileira de Handebol, “esta é uma competição de grande importância no calendário internacional da modalidade, já que vários atletas desta categoria já fazem parte das equipes adultas e têm possibilidade de integrar as Seleções Olímpicas em 2016”.

A fim de garantir condições de segurança e estrutura em saúde para os jogos, equipe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esteve em Uberaba e em Uberlândia nos dias 29 e 30/06 para discutir junto às equipes regional e municipal os serviços médicos de suporte ao evento.

Ações de Vigilância em Saúde e fluxos de informação também foram definidas. O Superintendente de vigilância epidemiológica da SES-MG, Rodrigo Fabiano Said, salientou “é importante planejarmos nossas ações para poder encaminhar corretamente e até mesmo evitar situações adversas e de risco à população”.

Em outra reunião técnica, realizada ontem (02/07) na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, com representantes de vigilância ambiental da superintendência e da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, foi traçado o plano de ação de segurança da água para o campeonato.

Para o responsável pelo programa VigiÁgua na SRS, Hideraldo Buch, “a execução deste plano foi baseada na Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde, que visa o fornecimento de água segura e dentro dos padrões da potabilidade aos participantes do evento”. Já a coordenadora regional de Vigilância Epidemiológica, Mirley Maria de Azambuja, frisou a importância do trabalho em parceria com o município de Uberaba, para garantir o suporte técnico necessário durante todo o evento.

Por Sara Braga