Nessa sexta-feira (03/07), o município mineiro de Antônio Carlos, que faz parte da Regional de Saúde de Barbacena, promoveu a sua Conferência Municipal de Saúde Com o tema: "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro" - que foi definido pelo Conselho Nacional de Saúde, a conferência consiste na oportunidade de buscar a participação e envolvimento dos cidadãos nas discussões sobre a saúde pública por meio de palestras, debates e apresentação de propostas com o intuito de trabalhar melhorias para a saúde no município.

Toda conferência de Saúde é organizada pelo Conselho de Saúde e pela Secretaria de Saúde. Trata-se de um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo do Sistema Único de Saúde (SUS), formado por 25% de representantes do governo e prestadores de serviços, 25% de profissionais de saúde e 50% de usuários.

Cabe ao Conselho de Saúde atuar na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera de governo. A principal proposta dos Conselhos de Saúde é formular, fiscalizar e deliberar sobre as políticas de saúde e pelo fortalecimento do SUS.

Crédito: Priscila Rezende

Na Conferência Municipal de Saúde de Antônio Carlos, foram abordados os eixos temáticos de Políticas de Saúde; Controle Social e Gestão do SUS, sendo que a questão da gestão foi tema de palestra ministrada por Heloísa Reis, servidora da Gerência Regional de Saúde de São João Del Rei. Em sua fala, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, enfatizou o papel do estado em relação à saúde pública, cuja atual gestão reafirma o compromisso de aplicar efetivamente os 12% que a Constituição Federal exige na saúde.

Em relação à realização das conferências municipais, Robson Vidigal afirmou: “Nós estamos num momento de realização das conferências municipais, em seguida Estadual e Federal. É um momento onde podemos colocar as nossas contribuições, apontar as nossas dificuldades e pra que possamos também, de uma forma geral, criar políticas que atendam à necessidade da população, que são os usuários do SUS”.

Sobre a questão da regionalização no estado, o superintendente destacou: “O governo estadual vem colocando a ideia de regionalização e da participação popular em destaque ao promover os fóruns regionais, em que temos a previsão já em julho e agosto envolvendo nossa região. A participação de todos é muito importante, porque nós sabemos que não basta fazermos as políticas de saúde, precisamos também envolver outras ações para resolver o problema do cidadão e ampliar os resultados esperados”, completou.

Por Priscila Rezende