Até o dia 26 de junho, Minas Gerais promove a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, realizada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), em parceria com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Prefeitura de Belo Horizonte e Polícias Civil e Militar. A programação tem como referência o Dia Mundial de Combate ao Uso de Drogas (26/06) e contará com a realização de mais de 30 eventos e atividades.

O principal objetivo da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, organizadora do evento, é chamar a atenção para as consequências do uso de drogas em todas as esferas sociais. Além disso, a ideia é divulgar e dialogar com diversos públicos sobre os programas de prevenção do Governo do Estado. A abertura da semana de prevenção começou com um Ato Público organizado pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Belo Horizonte, na última sexta-feira (19/06), na Praça Sete, em Belo Horizonte.

Divulgação

Ao longo da semana serão realizadas palestras educativas em escolas, rodas de conversas, mostras de trabalhos, exibição de filmes, ações preventivas, seminário, ciclo de debates, passeio ciclístico, audiência pública e assinatura de Termo de Cooperação para Integração da Política de Prevenção.

No término das atividades haverá uma solenidade comemorativa, na próxima sexta-feira, no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O encerramento da semana contará com o lançamento do concurso de redação, frases e desenhos e homenagens às personalidades que se destacam na gestão de programas, pesquisas e projetos voltados para a prevenção do uso e abuso de álcool e outras drogas.

Visibilidade

Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Rafael Miranda, a participação das entidades e da sociedade é essencial para a ampliação das políticas sobre drogas no estado.

“A Semana Estadual de Prevenção é uma ferramenta de reforço às ações de prevenção desenvolvidas em todo o estado. Discutir os temas relacionados ao uso e abuso de drogas é importante durante todo o ano. Contudo, a semana fortalece a estratégia de mobilização social, avaliando o resultado das políticas e expandindo as ações para que possamos atender com melhores condições as famílias”, ressalta o subsecretário.

Em Minas Gerais, a Semana Estadual de Prevenção do Uso de Drogas foi instituída pela Lei 12.615/97 e, desde então, é um compromisso do Estado desenvolver um conjunto de ações preventivas para dar visibilidade à temática e cientificar a sociedade dos resultados alcançados pelos programas e projetos desenvolvidos tanto pelo Governo de Minas quanto pelos municípios mineiros atuantes nesta área.

Por Agência Minas

Enviar para impressão