A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Verde de Minas, realizou, no período de 19 a 22 de maio, várias ações de combate à dengue. O objetivo é conscientizar a população sobre o papel do cidadão como corresponsável nas ações de saúde e no combate ao mosquito transmissor da doença.

Crédito: Lineu Cardoso

Dentre os trabalhos realizados destacam-se o mutirão de limpeza pública, o trabalho de campo com os agentes de endemias, além da conscientização realizada junto aos alunos das escolas do município, com palestras sobre a importância e os cuidados para evitar a doença. “A dengue representa um dos principais problemas de saúde pública no mundo devido à elevação e a gravidade das epidemias. Diante desse quadro, esperamos reduzir no nosso município o número de casos notificados com as ações de mobilização social”, ressaltou o enfermeiro e Coordenador de Vigilância Ambiental do município de Ouro Verde de Minas, André dos Santos Matos.

A moradora de Ouro Verde de Minas, Adenice Dias da Conceição, avaliou positivamente o incentivo à participação da população. “É importante esta mobilização, pois sabemos que a partir do momento que começamos a ter bons hábitos de limpeza e higiene saudável, o resultado é imediato, evitando o foco do mosquito da dengue. Corta o mal pela raiz”, afirmou.

Para Silney Araújo da Paz, diretor da Escola Estadual Luzo Freitas de Araújo, a participação das escolas em si é de suma importância, já que os alunos são multiplicadores das informações para seus familiares. “Sabemos que tudo passa pela educação e não existe um local melhor, pois é um ambiente formador, onde o que passa vira algo ordenador”, defendeu.