Cobrir a boca com a parte interna do braço  impede a contaminação das  mãos, que é um dos principais veículos propagadores de bactérias e vírus

O outono já está quase no fim e o inverno se aproxima, com a chegada dos meses mais frios do ano, as preocupações com a ocorrência da gripe e outras doenças respiratórias aumentam. A transmissão da maioria das doenças que atingem o aparelho respiratório se dá por meio de secreções liberadas pela pessoa infectada ao tossir, espirrar ou falar. Ambientes públicos, fechados e com pouca circulação de ar também são favoráveis para a transmissão das doenças.

Crédito: André Brant

Conforme a coordenadora estadual de Doenças e Agravos Transmissíveis, Janaína Fonseca, apesar de ser uma forma eficaz de eliminar secreções, a tosse é um dos caminhos de transmissão de doenças entre as pessoas. Além da Gripe, várias outras doenças de transmissão respiratória, causadas por todos os tipos de vírus, bactérias e fungos podem ser transmitidas por meio da tosse ou espirro. Na hora de tossir ou espirrar, ela recomenda que a pessoa cubra de maneira correta as vias respiratórias. “O ideal é cobrir a boca com a parte interna do braço quando for tossir ou espirrar. Esta atitude, conhecida como a etiqueta da tosse, evita a contaminação das  mãos, que é um dos principais veículos propagadores de doenças, especialmente a gripe”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, além da etiqueta da tosse e/ ou uso de lenço descartável, algunscuidados simples, no dia a dia, são importantes para evitar a disseminação de vírus, bactérias e a ocorrência de epidemias, entre elas estão “lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente após tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; mantenha a janela do ônibus sempre aberta, mesmo em dias mais frios; nunca usar medicamentos sem orientação médica e em caso de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade de saúde mais  próxima”, recomendou.

A tosse

Tossir é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo e é um sinal de que algo não vai bem. O corpo tenta expulsar qualquer elemento que esteja causando uma possível inflamação ou irritação das vias aéreas com a função de proteger o pulmão. Ela pode ser aguda, que é passageira e dura até três semanas; e pode ser persistente, quando dura mais de três semanas. Nesse caso, é preciso procurar um médico.

A tosse também auxilia o médico a detectar doenças que vão desde uma gripe, a problemas mais sérios como pneumonia, asma, bronquite, tuberculose e câncer. Outra função é expelir o catarro, secreção que pode conter micro-organismos, tais como bactérias e vírus. Portanto, não se deve inibir a tosse, pois catarro alojado nos pulmões propicia a multiplicação de bactérias e pode transformar uma simples gripe em uma doença mais grave.

Em caso de gripe, saiba como usar a etiqueta no dia a dia.Ilustração: Marcelo Barbosa

Por Míria César

Enviar para impressão