Dando prosseguimento a proposta de visita de cordialidade e reconhecimento dos serviços municipais de saúde, o novo Superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Derli Batista da Silva, esteve  nos dias 22 e 23 de abril  nos municípios de São José do Jacuri e Água Boa, no Vale do Rio Doce.

Crédito: Frederico Bussinger

A ideia é comparecer a todos os 51 municípios da área de abrangência da Regional de Governador Valadares e para isso, além das duas últimas localidades, já tinham sido visitadas desde a segunda quinzena de março, as cidades de São João Evangelista, Paulistas, Cantagalo, Santa Maria do Suaçui e José Raydan.

Segundo o Superintendente Derli batista, as visitas têm como objetivo estreitar o relacionamento com as cidades que pertencem à regional. “Estamos colocando a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares a disposição dos municípios, cumprindo a nossa missão institucional de apoiar, implementar e monitorar as políticas e ações de saúde pública. A escolha dos primeiros municípios visitados  obedeceu a critérios técnicos, baseados em indicadores de saúde, dentro do  princípio da equidade, começando pelas regiões mais distantes e que tem geograficamente, maior dificuldade de acesso”, ressaltou  Derli Batista.

Em São José do Jacuri, distante a 177 km de Governador Valadares, a visita teve início com a apresentação do Grupo de Hiper Dia do município, coordenado por Isabela Lima Barroso, que reúne cerca de 83 pessoas. Em seguida, o superintendente Derli Batista se reuniu com o prefeito José Geraldo Alves, o secretário Municipal de Saúde, Evanildo Batista Dias e membros da equipe da administração municipal. Na sequência foram visitadas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidade do Farmácia de Minas.

O prefeito José Geraldo e o secretário Evanildo apresentaram as demandas de saúde do município e aproveitaram para elogiar a iniciativa da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares. ”É a primeira vez que um superintendente faz esse tipo de visita a nossa cidade, verificando in loco os problemas que temos no dia a dia na área de saúde”, enfatizou o mandatário municipal.

Já no município de Água Boa, que fica a 170 km de Governador Valadares, Derli Batista foi recepcionado pelo prefeito do Município, Laerth Vieira Filho e pela Secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Bicalho Marques, que apresentaram também um diagnóstico da saúde pública da cidade. Posteriormente, o superintendente Derli Batista e equipe da Superintendência Regional visitaram as unidades de saúde, a unidade do Farmácia de Minas e o  Hospital Santana do Município, que passa no momento por uma reestruturação e  reforma de suas instalações.

A Secretária de Saúde Maria Aparecida destaca a importância da visita do Superintendente Derli. “Nos sentimos lisonjeados com a presença do superintendente, que com certeza vai contribuir para melhorar e estruturar a relação com a gente, já que precisamos muito dessa parceria com o estado”, finalizou a gestora.

A próxima região de saúde a ser visita será a de Mantena, composta por 08 municípios.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão