A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul e a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni realizaram nos dias 23 e 24/04, no auditório da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC), em Pedra Azul, uma capacitação sobre o Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) Módulo Biologia Médica Humana. O evento contou com a participação de bioquímicos, enfermeiros e referências técnicas do GAL, Vigilância em Saúde e da Atenção Primária de 25 municípios da região nordeste de Minas Gerais.

O Coordenador do Laboratório Macrorregional da SRS de Teófilo Otoni, Bruno Oliveira, ressaltou que o objetivo da capacitação era fazer uma reciclagem com relação ao GAL, apresentar uma nova tecnologia para diagnóstico da tuberculose e estreitar os laços com os municípios para que houvesse um aumento no envio das amostras para maior utilização dos serviços do laboratório macro e da fundação Ezequiel Dias, que são referências de vigilância laboratorial. “Dispomos de vários exames imprescindíveis para os municípios, como exames de HIV, dengue e tuberculose. Porém, temos percebido que muitas vezes, os municípios, ao invés de utilizarem nossos serviços, que são gratuitos, enviam as amostras para laboratórios particulares, que são pagos. Então, é importante sensibilizarmos nossas referências para que possam nos enviar as amostras, tendo em vista a confiabilidade dos nossos resultados e a economia de despesas para os municípios”.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS Pedra Azul, Andrea Uzel, frisou que o envio das amostras para os laboratórios também fortalece as ações da Vigilância em Saúde. “Estamos em um período de aumento de casos de dengue e a confirmação dos casos deve ser feita por meio dos laboratórios de saúde publica. Além disso, temos a preocupação de identificar casos de agravos de notificação que estão silenciosos. Com isso, continuaremos fortalecendo as ações da Vigilância em Saúde”, defendeu.

Por Allan Campos

Enviar para impressão