O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Atenção Primária da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, realizaram capacitação voltada para vários temas, nesta quinta-feira (23/04), na Sala de reuniões da Superintendência. Equipes multiprofissionais dos municípios da macrorregião Triângulo do Sul, receberam orientações sobre as campanhas de vacinação antirrábica e influenza, além dos programas de hanseníase e tuberculose, ações do Vigiágua, saúde do trabalhador, violência, promoção à saúde, dengue, entre outros.

Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS, Mirley Maria de Azambuja, “o encontro foi um momento muito especial, tendo em vista a presença maciça dos técnicos da Atenção Primária, além é claro, dos Coordenadores de Vigilância Epidemiológica e Imunização dos municípios, proporcionando a divulgação das ações da vigilância epidemiológica e a corresponsabilidade de todos no controle e prevenção de doenças e agravos”.

O coordenador do Núcleo de Atenção Primária da SRS Uberaba, Reginaldo Costa Sakamoto, falou sobre a importância de um trabalho em conjunto entre áreas técnicas. Segundo ele, “existem indicadores, de diferentes áreas temáticas, muito parecidos entre si, e que só podem ser alcançados num trabalho em parceria. Enquanto cada equipe continuar voltada só para si, sem estabelecer diálogo, o trabalho não vai avançar tanto quanto necessita”.

Valdilene Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município de Delta, elogiou o encontro, pois “esta abordando vários assuntos, como metas de coberturas vacinais, informações sobre o soro antirrábico, a regularização da vacina contra raiva, além de coletas de amostras biológicas, como influenza, coqueluche, raiva, entre outras”.

Painel de Bordo

Durante o encontro, foi montado um painel de bordo da situação epidemiológica dos municípios da região. De acordo com Maria Ângela dos Santos, referência técnica dos programas de Hanseníase e Tuberculose, o objetivo é chamar a atenção dos munícipes para se localizarem nos seus programas e nas ações realizadas por eles. O painel disponibiliza, por meio de imagens, planilhas e cartazes, informações como o número de notificações de dengue, o novo calendário de vacinação, que agora inclui, entre outras, a vacina contra HPV, informações sobre acidentes com animais peçonhentos, sistemas de qualidade da água, do solo e do ar, e ainda, informações sobre saúde do trabalhador e notificações por hanseníase e tuberculose, busca ativa e tratamento dessas doenças.

Campanhas de Vacinação - Influenza e Raiva Canina

A campanha de vacinação contra a gripe neste ano acontecerá entre os dias 4 e 22 de maio. A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde e salas de vacinação do estado e do País. Serão imunizados idosos maiores de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos; trabalhadores da área de saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); povos indígenas; população privada de liberdade; e pessoas portadoras de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas, transplantados, etc. A meta é vacinar 80% de cada grupo prioritário. Em todo o Brasil a expectativa é imunizar 49,7 milhão de pessoas. A Vacinação antirrábica animal também esta prevista para iniciar em maio e se estenderá até agosto deste ano, com tempo hábil para atualização da situação vacinal dos animais.

Por Sara Braga