O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, também foi um dos agraciados com a Medalha da Inconfidência, nesta última terça-feira (21/04). Ele recebeu a honraria das mãos do governador Fernando Pimentel, em Ouro Preto (MG). Cerca de cinco mil pessoas participaram da cerimônia.

Crédito: Manoel Marques

A comenda, maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, foi entregue a 141 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O homenageado com o Grande Colar – honraria mais alta concedida pelo Estado, foi o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.

Orador da solenidade, o governador Pimentel destacou em seu discurso o exemplo de luta de Tiradentes. “É a encarnação de valores sagrados que podem ser resumidos numa só palavra: liberdade”, disse. Ainda no evento, o governador lembrou que pela primeira vez, em 12 anos, a praça foi aberta para que o público acompanhasse a cerimônia.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck, e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados estão médicos, professores, advogados, atletas, professores, empresários, artesãos, ministros e secretários de Estado, parlamentares, integrantes do Judiciário e do Ministério Público.

O evento

Mantendo a tradição do dia 21 de abril, a capital do Estado foi transferida para Ouro Preto após decreto do governador Fernando Pimentel, publicado na última sexta-feira (17/4). A cidade foi a capital mineira entre 1823, quando o Estado ainda era uma província, até 1897. 

Recebido com honras militares na Praça Tiradentes, Pimentel passou em revista a tropa formada após a execução do Toque de Presença. O Hino Nacional Brasileiro foi executado pelo músico mineiro Pereira da Viola.

Como uma forma de homenagem a Tiradentes, o governador Fernando Pimentel colocou uma coroa de flores junto ao monumento do mártir da Inconfidência, seguido por um toque de silêncio. Cadetes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros chegaram à praça com o Fogo Simbólico para acendimento da pira da Liberdade. A Guarda de Honra da Polícia Militar realizou salva de 21 tiros. As apresentações musicais ficaram por conta da Banda do Rosário e da banda da Polícia Militar.

Por Agência Minas

Enviar para impressão