Com o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”, a Semana da Água realizou evento para cerca de 3000 mil crianças e jovens do Ensino Fundamental no Parque Municipal Milton Prates de Montes Claros, nesta terça-feira, 24/03. A ação foi promovida pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente (SEMMA), em comemoração ao Dia Mundial da Água e teve apoio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros - SRS.

O secretário Adjunto de Meio Ambiente, Edvaldo Marques Araújo falou sobre a importância de desenvolver a consciência ecológica através da educação. “O grande foco dessa ação é incentivar o uso racional da água e a gente acredita que com a educação ambiental, poderemos ter um grande ganho para gerações futuras. E também estamos promovendo a revitalização das nascentes do município Montes Claros”.

Crédito: Bia Fabrícia

A ação contou com uma blitz ecológica, além de stands e oficinas. Participaram também das ações  duzentos professores do projeto "Água de Beber, Água de Viver". O projeto, que se iniciou este ano, conta com 28.847 alunos na rede pública e municipal e possui o envolvimento de 4.000 mil funcionários. O objetivo é desenvolver ações para a redução do consumo de 30% de água no município. Estima-se que o projeto “Água de beber, Água de Viver” deva atingir um público de pelo menos 100 mil pessoas em pouco tempo.

A equipe da SRS esteve presente distribuindo material sobre o combate à dengue e doenças causadas pela ingestão de água sem tratamento além da distribuição de hipoclorito. “Estamos passando por um momento de crise hídrica e nada melhor do que sensibilizar as crianças sobre a utilização correta da água. A mobilização social da SRS está presente nessas ações e torna o trabalho de conscientização mais dinâmico”, comenta a referência técnica de epidemiologia, Patrícia Brito.

Entre os parceiros, estão: Copasa, Codevasf, MCTrans, 55º Batalhão, Corpo de Bombeiros, Vallée, Lafarge, Polícia Militar, IBAMA, Coteminas, Faculdades Santo Agostinho, Vigilância em Saúde Ambiental ARPANORTE/inpEV, Unimax, Faculdades Integradas Pitágoras, Ong Ovive, CCZ/Zoonoses.

Mutirão da limpeza

Dentro da programação da Semana da Água está a limpeza da Lagoa de Interlagos que será realizada no dia 26 de março, no período de 08h às 11h.

Por Bia Fabrícia