O Hemocentro de Belo Horizonte (HBH), maior unidade da Fundação Hemominas em todo o Estado, recebeu nesta terça-feira (24/03), a certificação internacional de Gestão em Hemoterapia da American Association of Blood Banks (AABB) e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

Crédito: Adair Gomez

A solenidade, realizada na sede do HBH, contou com a presença da presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, e diretores; do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos; e do coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados (Ministério da Saúde), João Paulo Baccara.

Abrindo o evento, a presidente da Hemominas agradeceu a todos os servidores que participaram dos processos da Qualidade e destacou a importância do trabalho coletivo. “ É muito gratificante para todos nós receber a certificação,que é fruto do trabalho em equipe de toda a rede Hemominas”. Júnia Cioffi agradeceu também aos doadores e pacientes que entenderam as mudanças de procedimentos necessários para que a Hemominas conseguisse o certificado de Qualidade.

O coordenador Geral de Sangue e Hemoderivados, João Paulo Baccara, enfatizou a importância da Fundação Hemominas na hemorrede nacional. “ A Hemominas já era vista pela qualidade dos serviços no país, é uma das instituições indicadas pela Coordenação Geral do Sangue para a obtenção da Acreditação da AABB e ABHH”, disse.

Para o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, a “certificação é fruto de muito trabalho, dedicação e continuidade de construção e objetivos”. Fausto ressaltou ainda que a vitória é da população que tem acesso aos serviços de Qualidade.

O Hemocentro de Belo Horizonte passou por auditoria para avaliação de processos internos, realizada nos dias 3 e 4 de novembro de 2014 por equipes da AABB e da ABHH, e  obteve a aprovação para a certificação internacional de Gestão em Hemoterapia.  Todo o processo de adequação aos requisitos da AABB/ABHH começou há dois anos, com a reformulação dos processos, treinamentos e toda a parte de consultoria.

De acordo com o coordenador do Hemocentro de Belo Horizonte, Marcelo Froes, “a certificação representa a concretização do trabalho em equipe e a consolidação, nacional e internacional, da Fundação Hemominas na área de hemoterapia”, concluiu.

Certificação Internacional

A AABB - American Association of Blood Banks - é uma associação internacional integrada por profissionais e instituições relacionadas a atividades transfusionais e terapia celular, incluindo também transplante. Desde 1957, mantém rigorosos padrões para desempenho de atividades médica, técnica e administrativa, pesquisa, educação, legislações e outras atividades no âmbito da Hemoterapia. Tem por objetivo informar a importância sobre a doação de sangue.

O Programa de Acreditação Internacional da AABB avalia a qualidade e segurança das atividades de coleta, processamento, armazenamento, distribuição, testes laboratoriais, infusão de sangue e hemocomponentes, atividades relacionadas a células progenitoras hematopoiéticas, sangue de cordão umbilical e placentário, proficiência em Imunohematologia, por meio de rigorosos padrões estabelecidos. A base de avaliação inclui a conformidade com os Padrões, Códigos e Regulamentos Federais e normas legais.

Por Assessoria Hemominas