As 26 mil doses da vacina tetra viral solicitadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais foram entregues nesta sexta-feira (20/03), pelo Ministério da Saúde. As vacinas estão sendo acondicionadas numa unidade de armazenamento para em seguida serem distribuídas.

Crédito: Fábio Neves

Ao todo, foram solicitadas pela SES-MG 30 mil doses da vacina tetra viral. Destas, foram recebidas anteriormente 8.667 doses e hoje outras 26 mil, totalizando 34.667 doses recebidas. Os atrasos ocorreram por problemas na produção da vacina pelo laboratório responsável.

A coordenadora de Imunização da SES-MG, Tânia Brant, explica o fluxo de distribuição das vacinas. “As vacinas serão enviadas a todas as 28 Regionais de Saúde do estado, que fazem a distribuição aos municípios. Já a distribuição ao município de Belo Horizonte é feita diretamente pela SES-MG”, afirma.

A unidade de armazenamento de vacinas da SES-MG, chamada Rede Frio, é considerada a maior unidade de armazenamento de vacinas do país. Ela conta com área para armazenagem de todo o material que envolve o programa de Imunização do estado, como agulhas, seringas, termômetros e outros.

A demanda e o fornecimento das vacinas para distribuição aos municípios são feitos mensalmente. A média de doses a ser solicitada varia de acordo com a apresentação de cada vacina, número de doses estabelecidas para cada frasco após aberto, número de salas de vacina, rotina, campanhas, etc.

A orientação da SES para os municípios e regionais de saúde é que as vacinas sejam distribuídas para unidades de saúde que sejam estratégicas, sendo aplicadas em dias previamente agendados, de modo a concentrar a vacinação.

Por Jéssica Gomes