Ao sentir uma dor de cabeça, garganta, uma sensação de queimação no estômago ou sintomas típicos de uma gripe, você logo pensa qual medicamentos tomar, certo? Pois não tem nada de correto nisso.  A automedicação pode trazer diversas complicações à sua saúde, agravar uma possível doença e ainda mascarar sintomas, o que dificultando  o diagnóstico por parte de um médico ou um profissional de saúde.

Com o uso indiscriminado de remédios sem prescrição profissional, podem acontecer interações entre os medicamentos utilizados e também com alimentos, inclusive com os populares chás, o que pode diminuir, potencializar ou até mesmo anular o efeito de determinados princípios ativos. No caso de antibióticos, a automedicação pode facilitar o aumento da resistência bacteriana, exigindo que sejam utilizados antimicrobianos cada vez mais potentes.

Ilustração: Cláudia Daniel Antes de utilizar qualquer medicamento, é preciso buscar orientação médica e do farmacêutico para que o medicamento seja prescrito e administrado na dose e frequência corretas, em um período adequado de utilização.

A farmacêutica assessora da Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES/MG, Natália Dantas, ressalta que os medicamentos são uma importante ferramenta terapêutica para a melhoria da qualidade de vida da população. No entanto ela alerta que “todo medicamento possui riscos e a utilização inadequada trás consequências que têm provocado um aumento dos gastos com serviços de saúde”.

Armazenagem dos medicamentos

Durante o período de utilização do remédio prescrito é muito importante ficar atento às condições de conservação descritas na bula, para evitar que os medicamentos percam suas propriedades ou se tornem produtos tóxicos.

Ainda de acordo com a farmacêutica, os medicamentos nunca devem ser guardados no banheiro, cozinha, locais com umidade ou luz solar direta, muito pó, mofo ou onde seja possível entrada de insetos ou outros animais. “Os medicamentos devem ser conservados em suas embalagens originais, ou seja, dentro da própria caixinha, em local seco, nunca encostados nas paredes”, completa Natália.

Outra dica muito importante é em relação ao acesso das crianças. Armazene-os em locais fora do acesso das crianças e animais domésticos, para evitar uma ingestão acidental. Evite utilizar locais próximos a produtos de limpeza, cosméticos e alimentos e confira a data de validade frequentemente.

Descarte

Se você seguiu todos os passos para evitar a automedicação e armazenar os medicamentos de maneira correta, não deve se descuidar na hora de descartá-los.

Nunca jogue medicamentos no vaso sanitário, ralo, pia ou lixo comum. Você deve entregá-los em uma unidade de saúde (farmácia, posto de saúde ou hospital), para que o medicamento seja descartado da maneira adequada, de acordo com as normas sanitárias.

Sempre que tiver qualquer dúvida em relação a medicamentos, procure o farmacêutico.

 

Por Allãn Passos