Agentes de endemias dos municípios de Timóteo, Braúnas, Marliéria e Belo Orientes estão reunidos no auditório da Prefeitura de Timóteo para uma capacitação do Programa Nacional de Controle da Dengue. O treinamento é ministrado pelo técnico da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano e do Programa Nacional de Contro­le da Dengue, Joel Caldas, que tem repassado informações sobre febre amarela, dengue e chikungunya. Na pauta, o manejo do novo larvicida (produto químico utilizado no trabalho de combate aos mosquitos), manuseio de equipamentos e aborda­gem aos moradores em suas residências.

Crédito: Roberto Bertozi

“Vamos apresentar esse novo larvicida, que fica mais tempo em criadouro e oferece maior segurança aos agentes de combate a endemias, pelo seu baixo nível de toxicidade”, explica.

Do município de Timóteo, Clélia Neves e Lúcia Helena Barbosa, participaram de mais esta capacitação. Com seis e dois anos de atuação como agentes de endemias, respectivamente, ambas destacaram a importância de treinamentos para aproximar todos os profissionais de combate a dengue e, mais recentemente, chikungunya, da realidade dos domicílios.

Ambas as agentes reconhecem que a população poderia contribuir ainda mais para a diminuição dos focos dos mosquitos, não só permitindo a entrada dos profissionais nas casas, mas denunciando outros moradores que não cumprem com aquilo que é determinado pelas autoridades.

“É preciso que todos estejam envolvidos para que a dengue acabe de uma vez por todas. Não adianta um morador cuidar de sua casa, evitar a proliferação de focos, limpar seu quintal, enquanto o vizinho nada faz. Aqui em Timóteo sinto que falta isso e uma postura mais rigorosa da administração quanto ao controle destas endemias”, explica Clélia Neves.

Para ela o trabalho deve ser conjunto, com todas as esferas atuando em sintonia. “Não adianta o gestor imaginar que apenas colocar os agentes das ruas vai acabar com o problema da dengue e chikungunya. É preciso mais”, relata.

Por Roberto Bertozi